Itaú anuncia R$ 400 bilhões em linha de crédito sustentável até 2025

Itaú anuncia R$ 400 bilhões em linha de crédito sustentável
Foto: Singkham/Pexels

O Itaú anunciou ontem, 16/06, que irá pretende disponibilizar 400 bilhões de reais, até 2025, em linha de crédito para o desenvolvimento econômico sustentável que tem a finalidade de apoiar iniciativas de negócios que promovam uma economia sustentável e cada vez mais verde e inclusiva. A decisão foi anunciada meses após o Bradesco, um dos seus principais concorrente, anunciar a destinação de 250 bilhões para a mesma finalidade e que era, até então, o maior compromisso financeiro ESG já realizado no país. A sigla “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) é um indicador para boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Acesse Nosso Canal Telegram.

Em nota oficial, a instituição informou que o montante destaca três pontos de operação: concessão de crédito em setores de impacto positivo, estruturação de operações ESG com clientes – como ESG bonds, ESG loans e debêntures verdes – e produtos ESG para o varejo, como financiamento de carros elétricos e híbridos, painéis solares e microcrédito.

Para fazer uso do recurso, foram destacados seis setores de impacto positivo, como:

  • Energia renovável, como solar, eólica e pequenas hidroelétricas
  • Serviços de energia que reduzam custo
  • Saúde e educação, como hospitais e laboratórios que promovem melhoria na qualidade de vida e instituições de ensino que visam a qualificação e empregabilidade;
  • Obras de infraestrutura, como transporte ferroviário, saneamento e resíduos sólidos;
  • Papel e celulose, desde que de maneira responsável;
  • Agronegócio, por meio das empresas de açúcar e etanol, e cooperativas que apoiam o pequeno produtor e produtores rurais.

“A jornada ESG não é novidade para o Itaú Unibanco, mas entendemos que é preciso avançar nessa agenda. Esse é um movimento que está integrado ao nosso negócio, tanto na forma como o banco opera internamente quanto no incentivo e apoio que damos aos nossos clientes, pessoas físicas e jurídicas, no processo de transição para uma economia mais sustentável”, afirmou, em nota, Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado