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Bancos investem em automação para agilizar análises de crédito com distanciamento

Desde o início da pandemia, com o distanciamento social, as instituições financeiras precisaram se adaptar e criar novas soluções para atender as demandas dos consumidores e se manterem competitivas no mercado. Por outro lado, quase 35 milhões de brasileiros que até então não tinham contas bancárias passaram a ter em 2020, segundo dados do Governo Federal. A crise financeira provocada pela pandemia também fez com que a busca por empréstimos aumentasse. As concessões realizadas no Brasil de março de 2020 a março deste ano registraram um aumento de 14,5%, de acordo com o Banco Central.

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“A combinação desses fatores tem levado os bancos a uma busca não só pelo aumento da eficiência operacional, como também uma preocupação muito grande com a experiência do cliente”, analisa Thiago de Assis, CEO da Stoque, empresa que desenvolve soluções de automação e digitalização de processos e documentos. Com isso, os bancos têm buscado soluções para tornar seus processos mais ágeis e eficientes, além de reduzir custos operacionais. É o caso do mercado de crédito, em especial o consignado, que é altamente competitivo, já que uma parcela considerável dos pedidos de empréstimo é realizada por empresas parceiras das instituições financeiras, que costumam solicitar a cotação em até cinco bancos diferentes. Geralmente, o contrato de crédito é formalizado com o primeiro banco que aprova o crédito, por isso, cada vez mais o setor exige agilidade na definição e validação das informações e dos contratos.

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A automação das esteiras de crédito consignado é uma das soluções da Stoque, que possui em sua carteira mais de 230 clientes, entre eles os maiores bancos do país, empresas de serviços, educação e siderurgia. Assis explica que o processo de formalização desses contratos sempre foi muito manual e presencial dentro das agências. No entanto, com a pandemia e a aceleração da transformação digital das companhias, hoje, alguns de seus clientes já possuem o processo de crédito com originação 100% digital e o fluxo de aprovação e formalização  automatizado.

“Isso significa um ganho gigantesco para todos os envolvidos. O banco ganha em agilidade e se torna cada vez mais competitivo, pois quanto mais rápido ele tem a resposta da análise, mais rápido consegue aprovar o crédito. O cliente tem maior visibilidade sobre o processo, além da redução do tempo de resposta, e os parceiros aumentam suas taxas de conversão e reduzem seu ciclo de vendas”, disse o executivo.

Com automação e aplicação de inteligência artificial, a Stoque conseguiu reduzir o tempo para cada operação de formalização de crédito de minutos para segundos. “Com a nossa plataforma de automação conseguimos integrar um conjunto de players que fazem parte dessa cadeia, como a originação, análise de risco, análise de fraude e liberação de recursos do crédito. A aplicação de tecnologias derivadas da inteligência artificial tem nos permitido alcançar uma velocidade exponencial”, explica Assis.

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