Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Roberto Campos Neto, homenageia ex-presidente do BC, Carlos Longoni

ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni
Foto: Arquivo BCB

O ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni, morreu ontem (13) no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde dezembro para tratar de complicações decorrentes da Covid-19. O economista era natural de Nova Friburgo (RJ) e estava com 76 anos.

Carreira

Carlos Geraldo Langoni nasceu em Nova Friburgo (RJ), em 1944. Prestou vestibular para Economia na Faculdade Nacional de Economia, na capital carioca. Foi o primeiro brasileiro a obter o doutorado em Economia na Universidade de Chicago.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Acesse Nosso Canal Telegram.

A convite de Ernane Galvêas, Langoni assumiu a diretoria da Área Bancária do Banco Central em 1970. Durante seu mandato, foi criado o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), um dos primeiros sistemas no mundo a assegurar a liquidação virtual de operações com títulos públicos. Em janeiro de 1980, assumiu a presidência do BCB, permanecendo no cargo até setembro de 1983.

Em sua gestão, adotou uma política monetária ativa de taxa de juros reais, o que gerou um severo aperto de liquidez com impacto sobre diversas instituições financeiras.

Confira vídeo:

Acesse Nosso Canal Telegram.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado