Falta de infraestrutura e de incentivos fiscais dificultam reciclagem

infraestrutura e de incentivos fiscais

O Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano e ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de lixo.

Os dados são da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), que também estima que 40% desse total ainda têm destinação imprópria, para os 2.707 lixões a céu aberto do país, enquanto a taxa de reciclagem permanece em patamares inferiores a 4% na média nacional.

Para o presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) traz diretrizes modernas e ambiciosas, mas a cadeia ainda tem muitas barreiras que incluem falta de incentivo tributário e econômicos, mercados não estruturados e competição desleal com as unidades irregulares como lixões e aterros sanitários.

“Temos uma política que prioriza a recuperação dos materiais, mas não temos uma política econômica, fiscal e tributária alinhada com essa diretriz”, disse o presidente.

Ele participou de uma mesa de debate do seminário Meio Ambiente, promovido pela Folha. Foi consenso entre os debatedores que falta mais organização e profissionalização do setor, além do alinhamento da cadeia produtiva.

Segundo o Sebrae, as principais demandas que a organização recebe de potenciais investidores que querem entrar no ramo estão relacionadas com logística. Dificuldade tecnológica de sistematizar processos e a falta de um programa de gerenciamento integrado ao município são alguns exemplos.

Esse cenário fragmentado acaba por desestimular: levantamento do Sebrae com mais de 1.800 pequenos empresários em 2019 mostrou que 81% deles já tentaram implantar algum modelo de gerenciamento de resíduos, mas não avançaram porque não havia um mercado estruturado.

A informação é da Folha de São Paulo.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado