Banco Central analisa a criação de moeda digital 

A moeda digital brasileira seria mais ou menos como as cédulas reais que podem ser guardadas na carteira, mas só existiria no ambiente virtual.
A moeda digital brasileira seria mais ou menos como as cédulas reais que podem ser guardadas na carteira, mas só existiria no ambiente virtual.

Há algum tempo, as transações financeiras online vem ganhando o gosto dos brasileiros. Com a chegada do PIX, elas se tornaram ainda mais frequentes, no ambiente digital. Atualmente, boa parte das transações que acontecem no país já são feitas na forma digital. 

O relatório The Global Payments Report mostrou que, em 2020, apenas 35% das operações foram feitas com cédulas. Diante deste cenário, no mês de maio, o Banco Central divulgou algumas diretrizes para a criação de uma moeda digital brasileira, que pode ser chamada de CBDC

FIEC
Ouvidor Online
rpb-1
pw-1
FIEC
ci-1
rpb-1
rpb-1

Segundo o BC, este ainda é um projeto a longo prazo e não representa a extinção do dinheiro físico.  A moeda digital brasileira seria mais ou menos como as cédulas reais que podem ser guardadas na carteira, mas só existiria no ambiente virtual. A ideia é que seria uma nova forma de ter dinheiro e fazer transações com ele.

De acordo com os especialistas, a criação de uma moeda digital emitida por Banco Central permitiria que os brasileiros pudessem interagir com o dinheiro de forma completamente digital. 

A necessidade da criação de moedas digitais se devem a algumas questões, como por exemplo, o relacionamento direto entre os bancos e o público, sem a necessidade de intermediários, a crescente criação de moedas digitais e a criação de um sistema financeiro descentralizado e mundial.

É importante ressaltar que uma moeda que é emitida pelo BC é regulada pela autoridade monetária de um país, de forma que todas as decisões sobre ela são centralizadas numa instituição responsável por regular o sistema financeiro de um país. 

Além do Brasil, países como Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Suécia também estudam criar suas moedas digitais emitidas por bancos centrais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui