Banco Central analisa a criação de moeda digital 

(Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um aumento na adoção e criação de moeda digital para operações financeiras eletrônicas. Com o advento do PIX, a preferência dos brasileiros por operações online se intensificou, marcando uma mudança significativa no comportamento financeiro do país.

Transações em Papel Moeda Reduzem

Segundo o relatório The Global Payments Report de 2020, apenas 35% das transações financeiras no Brasil foram realizadas usando cédulas. Esse dado evidencia a crescente tendência para a criação de moeda digital.

Banco Central e a Moeda Digital Brasileira

Em resposta a essa mudança, em maio, o Banco Central do Brasil divulgou diretrizes para o desenvolvimento de uma moeda digital brasileira, potencialmente denominada CBDC. Este projeto, ainda considerado a longo prazo, não implica na eliminação do dinheiro físico, mas sim na adição de uma nova forma de moeda, exclusivamente digital.

Características da Moeda Digital Proposta

A moeda digital brasileira, conforme proposta pelo Banco Central, funcionaria de maneira similar às cédulas físicas, mas existiria apenas no ambiente virtual. Esta iniciativa visa oferecer uma alternativa moderna para realizar e gerenciar transações financeiras.

Impacto no Sistema Financeiro

Especialistas apontam que a introdução de criação de moeda digital emitida pelo Banco Central facilitaria interações financeiras completamente digitais para os brasileiros. Além disso, tal inovação contribuiria para um sistema financeiro mais direto, sem intermediários, e alinhado com tendências globais de moedas digitais.

Regulação e Segurança

É crucial destacar que uma moeda digital regulada pelo Banco Central seria sujeita à supervisão e regulamentação da autoridade monetária nacional, garantindo centralização de decisões e segurança no sistema financeiro.

Movimento Global em Direção a Moedas Digitais

Não apenas no Brasil, mas em várias partes do mundo, incluindo países como Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Suécia, estuda-se a implementação de moedas digitais emitidas por bancos centrais, refletindo um movimento global em direção à digitalização financeira.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado