Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pequenos empreendimentos geraram 70% dos empregos formais, no primeiro trimestre de 2021 

De acordo com os dados apontados pelo Caged, as médias e grandes empresas foram responsáveis por 190 mil ocupações formais no período.
De acordo com os dados apontados pelo Caged, as médias e grandes empresas foram responsáveis por 190 mil ocupações formais no período.

Análise feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que as micro e pequenas empresas do Brasil criaram 587 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, em janeiro e março de 2021.

Esse número representa 70% do total de empregos gerados nos três primeiros meses do ano. Ainda de acordo com os dados apontados pelo Caged, as médias e grandes empresas foram responsáveis por 190 mil ocupações formais no período.

“A receita das micro e pequenas empresas para combater a crise causada pela pandemia é a geração de empregos. Quando comparamos com o 1º trimestre de 2020, os dados do Caged apontam que a evolução dos empregos gerados teve aumento de 400%. São números extremamente representativos da força dos pequenos negócios”, afirma Carlos Melles, presidente do Sebrae.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O setor de serviços foi o que mais criou vagas entre as micro e pequenas empresas, com 224,3 mil novos empregos formais. As cinco atividades que apresentaram maior saldo líquido na geração de emprego foram: transporte rodoviário de carga, serviços de escritório e apoio administrativo, locação de mão de obra temporária, serviços de engenharia e serviços para apoio a edifícios.

Em seguida, aparece o setor da indústria, com 152,8 mil postos de trabalho, seguido do comércio, com 105,1 mil, construção civil, com 75,3 mil e, por último, a agropecuária, com 23,9 mil. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, foram os estados brasileiros que, proporcionalmente, mais contrataram graças aos pequenos negócios.

Já o Amazonas teve saldos negativos em janeiro e fevereiro, mas recuperou em março. Mesmo assim, o estado continuou com 3,3 novos empregos gerados a cada 1.000 já existentes. Em números absolutos, o estado de São Paulo lidera com 135 mil novas vagas no 1º trimestre deste ano.

Acesse Canal Telegram.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado