Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Banco do Nordeste financia projeto que cria tecnologia de barreira sanitária digital no combate ao coronavírus 

O produto constitui uma estrutura inteligente de hardware e software, com capacidade de verificar parâmetros e padrões exigidos como boas práticas para manter a pandemia sob controle.
O produto constitui uma estrutura inteligente de hardware e software, com capacidade de verificar parâmetros e padrões exigidos como boas práticas para manter a pandemia sob controle.

O Banco do Nordeste anunciou o financiamento de um projeto desenvolvido pela empresa RAV Soluções Tecnológicas LTDA ME, sediada em Fortaleza (CE), que aposta na construção de barreiras sanitárias digitais utilizando visão computacional e técnicas de inteligência artificial como forma de identificação dos riscos de contágio do vírus SARS-Cov-2 (Covid-19), em ambientes públicos e privados.

A inovação é uma tecnologia de monitoramento de pessoas criada pela empresa cearense, que foi selecionada no Edital de Apoio à Inovação para Combate ao Novo Coronavírus, lançado pelo Banco do Nordeste, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

O produto constitui uma estrutura inteligente de hardware e software, com capacidade de verificar parâmetros e padrões exigidos como boas práticas para manter a pandemia sob controle. São exemplos a detecção de uso de máscaras, de manutenção ou não de distanciamento social, de temperatura corporal, por meio de câmeras especiais, dentre outros aspectos que podem ser controlados.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Criada em 2008 e com experiência em sistemas embarcados, desenvolvimento de hardware, aplicações de IoT (Internet das Coisas) e indústria 4.0, a RAV recebeu do BNB/Fundeci apoio financeiro, no valor de R$ 243,5 mil, em caráter não reembolsável, para o desenvolvimento do projeto. A iniciativa segue a lógica do edital de fomentar o desenvolvimento de soluções que contribuam para a pesquisa e inovação no combate à doença e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, do bem-estar social e produtivo.

Para Victor Martins, coordenador geral do projeto e CEO da RAV Soluções Tecnológicas, o apoio do Banco do Nordeste está sendo fundamental para o desenvolvimento da tecnologia, que se encontra na fase de testes em laboratório. Ele informa que, em breve, será testada nas instalações de duas grandes empresas que já manifestaram formalmente o interesse na implantação da inovação.

Esforço contra a pandemia

Lançado em abril de 2020, o edital BNB/Fundeci destinou recursos, no valor de R$ 5 milhões, para micro, pequenas e médias empresas, a título de subvenção econômica e em caráter não reembolsável, com objetivo de apoiar projetos para o desenvolvimento de ferramentas de prevenção, monitoramento e controle da disseminação do vírus da Covid -19.

O edital buscou, também, incentivar o desenvolvimento de ferramentas que permitam, de forma remota, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da doença, proporcionando escalabilidade neste tipo de atendimento. Visando reduzir a capacidade de proliferação do coronavírus, contemplou tecnologias voltadas para limpeza e desinfecção de áreas de trabalho, ambientes hospitalares e residências, incluindo-se equipamentos e centrais de ar-condicionado.

Acesse Canal Telegram

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado