Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

PIX poderá ser desfeito em caso de suspeita de fraude

O foco desta ferramenta é para que, em casos de fraude, os usuários possam reaver o valor repassado para os golpistas.
O foco desta ferramenta é para que, em casos de fraude, os usuários possam reaver o valor repassado para os golpistas.

O Banco Central divulgou que lançará, até o final do ano, a ferramenta de desfazer o Pix, em caso de suspeita de fraude. A informação foi divulgada pelo chefe da Divisão de Gestão do Pix no BC, Breno Lobo, em entrevista para a Rádio O POVO CBN, nesta terça-feira, 25.

A medida que será implantada à ferramenta, além de melhorar a experiência dos usuários do sistema de pagamento, irá garantir um aumento significativo na segurança do serviço prestado. O Pix é um sistema de pagamentos e transações financeiras instantâneo, lançado em novembro de 2020.

O foco desta ferramenta é para que, em casos de fraude, os usuários possam reaver o valor repassado para os golpistas. De acordo com o jornal O Povo, a tecnologia irá funcionar em duas etapas, a primeira, de acordo com Breno, será a notificação, por parte do usuário, de que acredita ter sido vítima de um golpe em determina transação feita pelo Pix.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A notificação irá garantir os meios legais do Pix emitir um alerta ao banco, bem como o banco para qual o dinheiro foi enviado, de que aquele recurso está sendo questionado por uma das partes, sob alegação de que a prática está associada à golpes.

Diante do bloqueio do valor, as entidades financeiras darão início a uma análise “mais robusta do ocorrido”, bem como do histórico dos envolvidos para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Pelo período em que durar este processo, os recursos serão congelados e retidos pelas instituições financeiras.

Além de reduzir as possibilidade de fraude, a ferramenta também facilitará em casos em o que o cliente digitar a chave Pix de forma incorreta. O mecanismo ainda está em desenvolvimento e deve ser lançada até o fim deste ano. O desejo é que a esta nova medida seja implantada na data em que se comemora um ano da implantação do serviço.

Acesse Canal Telegram

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado