Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Copom sobe pela segunda vez taxa Selic, que vai a 3,5% ao ano

Copom sobe pela segunda vez taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (5) a taxa básica de juros da economia, a SELIC, de 2,75% para 3,5% ao ano.

O movimento jé era aguardado por analistas. O BC já havia sinalizado em março que a taxa seria elevada em aproximadamente 1 ponto percentual em maio.

“Novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem pressionar ainda mais os prêmios de risco do país. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”, disse o BC em comunicado.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A decisão de hoje registra o segundo aumento da Selic. Em março, o Comitê havia elevado a taxa de 2% para 2,75% ao ano.

Taxa 

​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom).

Origem do nome “Selic”

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.​

Fonte: BC

Canal Telegram

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado