Nike fatura R$ 2,4 bi no Brasil em 2020

De acordo com os resultados divulgados no final de março, a Fisia, nome dado à operação da Nike, faturou R$ 2,4 bilhões, sendo cerca de R$ 1,680 bilhão com vendas no atacado (lojas parceiras) e outros R$ 720 milhões com vendas diretas ao consumidor.
De acordo com os resultados divulgados no final de março, a Fisia, nome dado à operação da Nike, faturou R$ 2,4 bilhões, sendo cerca de R$ 1,680 bilhão com vendas no atacado (lojas parceiras) e outros R$ 720 milhões com vendas diretas ao consumidor.

A Nike encerrou 2020 como marca esportiva de maior faturamento do Brasil. Em um ano de pandemia, no qual o hábito de consumo das pessoas foi afetado, a marca faturou R$ 2,4 bilhões. Os números de faturamento da Nike no Brasil tornaram-se públicos pela primeira vez após a aquisição da operação da empresa no país pelo Grupo SBF, dono também da marca de varejo esportivo Centauro.

De acordo com os resultados divulgados no final de março, a Fisia, nome dado à operação da Nike, faturou R$ 2,4 bilhões, sendo cerca de R$ 1,680 bilhão com vendas no atacado (lojas parceiras) e outros R$ 720 milhões com vendas diretas ao consumidor, dos quais R$ 72 milhões pelo e-commerce e o restante em outlets.

O grupo Vulcabras, que opera as marcas Olympikus e Under Armour, chegou perto do resultado. Em toda a sua operação de calçados esportivos, que representa 75% de todo o faturamento do grupo, a receita líquida foi de R$ 1 bilhão. A Adidas e Asics não divulgaram os resultados obtidos no país, classificando o Brasil como parte do desempenho da América Latina. A Mizuno, vendida no ano passado pelo grupo Alpargatas para a Vulcabras, também não tem revelou números, mas só como comparação, a Havaianas, que teve em 2020 seu melhor resultado na história, faturou R$ 2,2 bilhões no Brasil.

Os resultados da operação da Nike no Brasil tornaram-se públicos pela primeira vez por conta da compra da operação da empresa no país por parte do grupo SBF. A aquisição dos negócios da marca faz parte da nova estratégia do grupo de ampliar a atuação dentro do ecossistema do esporte.

Na apresentação dos resultados, o SBF afirmou que a Fisia é, desde fevereiro, uma empresa que dá lucro para a companhia. Tendo apenas o resultado do quarto trimestre do ano divulgado, a empresa faturou R$ 240 milhões no período e teve um lucro bruto de R$ 65 milhões.

O investimento no ecossistema do esporte é o movimento que virá a partir de agora também com a rede NWB, que produz conteúdo sobre esporte e é criadora do canal Desimpedidos. A empresa foi comprada pelo SBF em 2020, mas a integração dos negócios acontecerá ao longo de 2021. Os resultados financeiros da empresa de mídia serão divulgados apenas quando consolidar o faturamento do primeiro trimestre do ano. Os planos iniciais são de usar os canais da NWB para mudar a forma de abordar o consumidor, de acordo com o relatório divulgado aos acionistas.

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