Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Crescimento do setor supermercadistas em anos de pandemia – Por Domingos Cordovil

*Coluna Semanal – Por Domingo Cordovil – 14/04/21

O ano de 2020 foi positivo para o setor supermercadista, que acumulou alta real (deflacionada pelo IPCA/IBGE) de 9,36%, de janeiro a dezembro, em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Dentre os fatores que impulsionaram esse crescimento, podemos ressaltar:

  • Fechamento dos bares, restaurantes e eventos, que estimularam o consumo dentro do lar.
  • Retomada de antigos hábitos como “faça você mesmo” e o resgate do “prazer em cozinhar”.
  • Auxilio Emergencial que injetou 290 bilhões na economia.
  • Busca por alimentos saudáveis, que favoreçam a saúde e a imunidade, e categorias de recompensa com maior valor agregado.

Nesse ano de 2021, a projeção permanece ainda bastante positiva para o setor supermercadista. A ABRAS projeta um crescimento de 4,5%, apesar do auxílio emergencial previsto ser de 43 bilhões, valor bastante inferior ao do ano anterior.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Pesquisa da Nielsen levantou como os Brasileiros pretendem gastar o auxílio Emergencial. Os maiores índices foram 82% informaram que pretendiam pagar dívidas e 76% iriam gastar com a compra de alimentos.

Com a pandemia ainda podemos observar mudanças no comportamento do consumidor nos supermercados, onde destacamos:

  • Redução da frequência de compras.
  • Baixa do número de clientes dentro de loja.
  • Aumento do Ticket-médio de compras.
  • Retomada de compras do mês ou compras de abastecimento.
  • Inserção digital com aumento das vendas delivery e por aplicativo.

Além disso, por pesquisa da ABRAS foi identificado um novo comportamento do consumidor brasileiro, mostrando que o consumidor está buscando objetividade, segurança e eficiência nas compras. Objetividade se refere a uma compra objetiva ágil, nesse quesito, os Hipermercados (grandes lojas) perdem espaço para os supermercados de vizinhança. Segurança se refere ao comprimento dos protocolos de segurança sanitária e eficiência significa encontrar os produtos procurados para não ter que se arriscar em outra loja para complementar suas compras. Portando, ruptura mais uma vez é o fator crítico a ser administrado pelos supermercados.

É oportuno ressaltar que sempre que identificamos um crescimento acentuado e consistente em um setor que é o caso do setor supermercadista. Sempre ocorre a entrada de novos concorrentes de outros estados (Mateus Maranhão), assim como concorrentes nacionais (Atacadão) e avanço de bandeiras locais. Esse avanço da concorrência exige que os supermercadistas estejam a cada dia mais profissionalizados com uma gestão eficiente e equipe capacitada e estruturada para que possam operar de forma competitiva e continuar crescendo.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado