Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Produto com Defeito e os Prazos para reclamar na Pandemia – Por Cláudia Santos

*Coluna Semanal – Por Cláudia Santos – 13/04/21

Olá leitores!

Pelo menos uma vez, principalmente durante esse período de pandemia da Covid-19, vocês já devem ter se questionado como ficam os prazos para reclamar de um produto que apresentou defeito, já que as lojas físicas estão fechadas.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O consumidor perde o prazo para reclamar, consequentemente perde também a garantia? E se o estabelecimento não fornecer a garantia do produto, ainda assim pode reclamar? Quais são os direitos? Então, vim aqui responder muitos questionamentos que me vem sendo feitos por amigos e colegas.

Lei nº 17.241, 21 de julho de 2020 

No âmbito do Estado do Ceará, a Lei nº 17.241, de 21 de julho de 2020, suspendeu os prazos de garantia, troca, devolução ou reembolso relacionados a aquisição de produtos ou serviços, por conta da calamidade pública, em decorrência de pandemias ou epidemias de doenças infectocontagiosas.

A aplicação da Lei é no sentido de resguardar o direito do consumidor, que ficou prejudicado com o isolamento social e/ou o fechamento das lojas físicas, impossibilitando assim, de se deslocar até o estabelecimento para reclamar. A Lei também ampara o consumidor nas compras realizadas por telefone, em domicílio ou pela internet.

Vigência da Lei nº 17.241, 21 de julho de 2020 

Com o término do período da pandemia, o transcurso dos prazos de garantia, troca, devolução ou reembolso prosseguirá de acordo com as regras e normas da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), ou nos respectivos contratos, desde que não contenham cláusulas abusivas, é claro.

O que diz o CDC 

O art. 26 do Código de Defesa do Consumidor, dispõe sobre os prazos para reclamar do defeito, são eles:

30 (trinta) dias para produtos não duráveis, um alimento, por exemplo;

90 (noventa) dias para produtos duráveis, uma máquina de lavar, por exemplo. Ressaltando, que o prazo só começa a contar depois do recebimento do produto.

O que muita gente não sabe é que tem também o vício oculto, que é aquele defeito que só mostra depois de um certo tempo de uso do produto e o prazo de garantia legal começa a contar no momento em que ficar constatado o defeito.

Tipos de Garantia  

Legal 

É a garantia estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e não depende da garantia contratual, ou seja, 30 (trinta) dias para produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para produtos duráveis.

Contratual 

É a garantia dada pelo fabricante ou fornecedor, que de sua livre vontade acrescentou ao seu produto. Mas, uma vez acrescentada, torna-se complementar à garantia legal.

Por exemplo: o fabricante concede 12 (doze) meses de garantia, de um produto durável, no caso uma televisão. O consumidor tem mais 3 (três) meses, por conta da garantia legal.  Portanto, é direito do consumidor, 15 (quinze) meses de garantia.

Estendida 

A garantia estendida é um tipo de seguro sujeito as condições descritas na apólice. Por isso, é fundamental que o consumidor leia na íntegra o contrato, para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

A garantia estendida pode ser acionada, depois do término da garantia legal ou contratual e a loja não pode impor ao consumidor, a contratação da garantia estendida. É sempre opcional a sua aquisição pelo consumidor.

Fiquem de olho!

Façam valer os seus direitos, mas observem também os seus deveres!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado