29 de novembro de 2021
blog1
Nov
blog1
Nov
blog1
Nov
blog1
Nov


Início Mercado Imobiliário Menos impostos no Setor Imobiliário – por Arthur de Castro

Menos impostos no Setor Imobiliário – por Arthur de Castro

*Coluna Semanal – Por Arthur de Castro – 12/04/21

Trend Living

FIEC
ci-1
rpb-1
rpb-1

A Construtora Mendonça Aguiar se prepara para lançar o TREND LIVING, empreendimento residencial localizado na Av. Rui Barbosa esquina com a Rua Eduardo Salgado, no bairro da Aldeota, em Fortaleza/CE. Com projeto assinado pelo renomado arquiteto Daniel Arruda, a torre oferecerá apartamentos medindo 69 e 90m2, todos com duas na garagem. Será o segundo lançamento da tradicional construtora em 2021.

Votorantim

Após estudar o mercado imobiliário, a companhia criou a ALTRE, empresa que vai gerir uma plataforma para desenvolver empreendimentos comerciais e de escritórios, loteamentos horizontais e projetos de transformação urbana. A empresa, caçula do grupo, já conta com 17 profissionais sob o comando de João Schmidt, no grupo desde 2014 e que em 2020 assumiu a presidência. O primeiro lançamento deverá ser um loteamento em Votorantim (SP).

Menos impostos

Empresas do setor imobiliário poderão pagar menos IR (IRPJ) e CSLL na venda de imóveis anteriormente alugados, desde que enquadradas no regime do lucro presumido. A Receita mudou recentemente seu entendimento e deixou de tributar a operação como ganho de capital. O tema é de grande importância para o setor. Em 2018 várias incorporadoras alugaram unidades não comercializadas e depois, com o aumento na procura, decidiram vender as unidades.

Agora é lei

Os novos edifícios construídos na cidade de São Paulo serão obrigados a ter um sistema de recarga para carros elétricos. A nova lei na capital paulista está de acordo com a tendência mundial, já que os carros elétricos estão se tornando realidade em todas as cidades do mundo e também em São Paulo, onde já se tem carros circulando pelas ruas.

Caixa segura a taxa

Mesmo com o aumento da Selic em 0,75 pontos percentuais, para 2,75% ao ano, na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), e na iminência de uma nova alta na próxima reunião em maio, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou que o banco não deve elevar a taxa de juros dos financiamentos imobiliários tão cedo. “No momento não discutimos um aumento das taxas de juros. Poderemos fazer ajustes, mas por enquanto não teremos taxas mais altas. […] Mesmo com um potencial aumento na taxa em breve, não [vamos subir as taxas]”, afirmou o executivo em live realizada nessa sexta-feira (9).

Competitividade

Desde o início da Pandemia, a administradora de imóveis cearense CASA4 passou a adotar o repasse dos aluguéis recebidos em até quatro dias após o recebimento. Historicamente, os alugueis vencem no último dia útil de cada mês e o repasse ao proprietário ocorre no dia 10 do mês seguinte. “Repassando o aluguel até o dia 04, estamos possibilitando aos nossos clientes adimplir vários de seus compromissos que vencem no dia 05. Um avançado sistema de controle aliado a facilidade do PIX, tem nos permitido isso. É a nossa contribuição neste momento de crise mas que pretendemos adotar de forma permanente em nossa esteira”, afirma Marly Huppes, diretora financeira da empresa.

Housi

Pioneira em oferecer imóveis por assinatura no Brasil, a Housi ganha cada vez mais destaque nos ativos imobiliários de locação e renda e planeja expandir suas atividades em 2021.O braço de properties da startup – presente atualmente em 14 estados do país – assume importante valor estratégico para a empresa, acelerando o business com parceiros e clientes e consolidando um novo padrão de moradia, contemporâneo e funcional. A Housi ganha força no mercado de multifamily properties, que vem crescendo no Brasil, a exemplo dos Estados Unidos. Ao todo, há 12 projetos em andamento, sendo que três serão inaugurados nos próximos 90 dias.

Dica

Ao adquirir um imóvel em condomínio, exija também a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas da Justiça do Trabalho em nome do condomínio.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui