Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

A falta de atenção dos gestores públicos para inovação – Por Lahyre Rosado Neto

*Coluna quinzenal – Por Lahyre Rosado Neto – 10/04/21

O Brasil é rico em muitas coisas, inclusive na pluralidade de suas vocações econômicas. Soja, couro, pedras preciosas ou sal marinho, cada região tem uma realidade diferente. Uma necessidade comum a todas elas é no tocante às políticas públicas voltadas para inovação e tecnologia.

Importante salientar que inovação não é necessariamente uma megaestrutura ou um supercomputador com programas desenvolvidos por cientistas. Muitas vezes uma ideia simples, que poderia impulsionar a produção de um determinado setor, não sai do papel por falta de incentivo ou mesmo de conhecimento.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Como aluno do curso de mestrado na UFERSA no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, na disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro, fizemos um levantamento para identificar cidades e Estados brasileiros com secretarias específicas de “tecnologia e inovação”.

No caso de secretarias estaduais, constatamos que 10 Estados não possuem secretarias de tecnologia e inovação. Como o estudo teve como objetivo identificar pastas específicas e não órgãos ou subsecretarias, não significa dizer que nestes 10 estados não haja qualquer trabalho neste sentido, mas percebe-se, pelo menos, que o assunto não recebeu tanta prioridade em Estados importantes, como Minas Gerais ou Paraná. Isso não significa dizer, entretanto, que nestes Estados não haja inovação.

Para o levantamento que analisou as cidades, foi feito um recorte para analisarmos apenas as cidades com mais de 200.000 habitantes, o que resultou no número de 155 cidades no País, sendo assim distribuídas geograficamente: 74 no Sudeste; 30 no Nordeste; 27 no Sul; 12 no Centro-Oeste; e 12 no Norte. Percebe-se que praticamente metade destas cidades com mais de 200.000 habitantes está no Sudeste brasileiro.

Analisando quais no recorte tem secretarias específicas, as cidades nas regiões Sudeste (46%), Nordeste (18%) e Sul (18%) mantém mais ou menos a proporcionalidade da representatividade nos dois recortes: cidades com mais de 200.000 habitantes e de cidades com secretarias específicas. Já o Centro-Oeste salta de 8% no primeiro recorte para 15% quando analisamos cidades com secretarias de “tecnologia e inovação”. As cidades no Norte despencam de 8% para 3%.

Esses números por si só não comprovam se há ou não investimentos em tecnologia e informação. Mesmo porque muitas cidades têm secretarias de Desenvolvimento Econômico sem que isso signifique que a pasta tenha relevância orçamentária ou de ações das gestões. Há estudos, entretanto, fazendo uma correlação macro entre existência das pastas e ações específicas concretas voltadas para inovação e tecnologia.

As empresas são no final das contas as grandes responsáveis por processos de inovação, mas se houver um planejamento e parceria entre o público e o privado, regiões inteiras podem se beneficiar. O Estado precisa parar de atrapalhar e começar a auxiliar no fomento e planejamento estratégico. Economia e conhecimento precisam andar juntos.

A pandemia do coronavírus trouxe, além da tragédia das mortes, a mudança comportamental e também no mundo dos negócios. O trabalho remoto, telemedicina, distanciamento social, educação à distância e tantas outras mudanças. A inovação, ciência e tecnologia são necessariamente parceiros importantes no processo e é uma oportunidade para os gestores investirem nesse momento para ajudar nossa economia à superar essa grave crise.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado