*Coluna Semanal  – Por Jeane Meire – 03/04/21

PSI

Carlo Antonini, interpretado por Emilio de Mello, é um psicólogo que ama os casos inusitados e os desafios que eles representam. Filmada em São Paulo, a série PS!, de 2014, possui quatro temporadas e apresenta não somente casos clínicos da vida de um psicólogo e psiquiatra, mas também questiona temas existenciais do mundo moderno. Psi é baseada nos livros do psicanalista italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris. Com toques cômicos, o protagonista é descrito como medianamente patológico e muito intervencionista, tanto dentro, como fora do consultório. Movido por seu interesse em casos pouco convencionais, Carlo sofrerá consequências na sua vida familiar como pai, marido e amigo ao longo das temporadas.

FIEC
fico
rpb-1

Contardo Calligaris 

Na última terça-feira, 30, falecia o criador de PSI. Escritor, psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris nasceu em Milão e morreu aos 72 anos em São Paulo. Autor de obras como Cartas a um jovem terapeuta, Hello Brasil e Todos os reis estão nus, como inúmeros outros contos, crônicas ou artigos de opinião, Calligaris também era roteirista e desenvolveu a série junto com seu filho, Max Calligaris. O psicanalista estava internado lutando contra um câncer. A série pode ser considerada uma parte da memória dos que ficaram. A tristeza é da perda de um grande escritor. O alento são os textos que Contardo Calligaris deixou.

A voz sedutora do brega

O cantor Agnaldo Timóteo tornou-se mais uma vítima mortal da covid-19. Timóteo estava internado no Rio de Janeiro desde 17 de março e faleceu hoje, aos 84 anos, conforme informou nas redes sociais seu sobrinho Timotinho. O artísta consagrou-se um grande cantor da música popular brasileira nos anos setenta, quando lançou uma série de discos cujo êxito jamais se repetiu em sua carreira.

Banksy  durante a pandemia

Banksy, o grafiteiro britânico conhecido por suas pichações mordazes e por seu anonimato, se transformou no favorito das casas de leilão. Oito das dez obras mais valorizadas do artista arrecadaram em leilões internacionais, a partir de 2020, 43,7 milhões de euros (290 milhões de reais). A última obra vendida é Game Changer, leiloada na semana passada na casa Christie’s de Londres por 16,7 milhões de libras (130 milhões de reais), que se transformou na mais valiosa do britânico.

A ironia

A ironia é que Banksy é o artista antissistema mais reconhecido, com obras vendidas por milhões em casas de leilões. De um lado, está a famosa Girl with Balloon (Menina com bexiga) e no outro está Morons (Idiotas). Só existem oito dessas impressões que podem ser apreciadas em sua totalidade sendo vistas contra a luz. Uma foi leiloada em Londres por 1,4 milhão de euros (9 milhões de reais) em outubro de 2020.

Cursos gratuitos
Em tempos de EAD, muitas plataformas decidiram disponibilizar cursos online e gratuitos para quem tem o interesse de aprimorar os conhecimentos. Desde áreas específicas como no Sebrae, sobre negócios e empreendedorismo, até conhecimentos gerais sobre direito e cidadania, como você pode encontrar no Saberes Senado, a Escola de Governo. O portal do Governo Federal disponibiliza, por exemplo, material sobre Assédio Moral ou ainda o Novo Acordo Ortográfico. Cada semana eu vou estar trazendo algumas plataformas de cursos online e gratuitos para quem quiser preencher o tempo com um pouco de conhecimento.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui