Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Samuel Klein – O homem que deixou um império chamado Casas Bahia

“Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria minhas lojas todos os dias.” Samuel Klein
“Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria minhas lojas todos os dias.” Samuel Klein

Samuel Kleinum foi um dos maiores empresários do Brasil. Antes de fundar a gigante Casas Bahia, o empreendedor teve que ultrapassar muitas fronteiras, entre elas, a do holocausto.

Samuel Klein nasceu em 1923 na Polônia, mais precisamente na pequena cidade de Zaklikow. Durante a Segunda Guerra Mundial, Samuel, com 19 anos de idade, foi submetido ao trabalho escravo em um campo de concentração em que foi levado junto com o seu pai. Sua mãe e seus cinco irmãos foram obrigados a ir para um campo de extermínio durante o holocausto.

Depois de perder seus parentes e de toda a turbulência em sua vida, Samuel foi para Alemanha e acabou se casando. Estabeleceu-se naquele país e começou a trabalhar na área de vendas. Depois de alguns anos, resolveu-se mudar para a América do Sul.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Em 1951, aos 28 anos, Samuel aterrissou em terras brasileiras, escolhendo a cidade paulista de São Caetano do Sul. O objetivo era atuar na área de vendas, na qual tinha uma enorme afinidade. Comprou uma charrete e começou a vender roupas de cama, mesa e banho pelas ruas da cidade.

Como as vendas de porta em porta estavam em seu ápice naquela época, Samuel começou a oferecer seus produtos dessa forma e, aos poucos, foi conquistando sua clientela. Ele ainda facilitava o pagamento para os clientes que não podiam pagar à vista. Foi o primeiro empreendedor brasileiro a focar nas classes C e D.

No ano seguinte, Samuel Klein, que tinha uma comunicação efetiva, abriu a sua loja no centro de São Caetano do Sul e deu o nome de Casa Bahia, homenageando seus próprios clientes, cuja maioria vinha do nordeste brasileiro e estavam tentando uma vida melhor no estado de São Paulo.

Com o tempo, começou a ampliar a cartela de produtos, oferecendo móveis, colchões e outras utilidades domésticas. A loja era bem frequentada, pois as pessoas podiam pagar à prestação e acabavam sempre voltando para adquirir novos produtos.

Criou um sistema baseado em confiança e valorização do cliente, vendendo a prazo no carnê. Quando completou 80 anos, Samuel Klein escreveu a sua autobiografia, intitulada “Samuel Klein e a Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”. O empresário partiu em 20 de novembro de 2014, aos 91 anos, mas deixou um grande legado:  a maior rede varejista do segmento no Brasil, com mais de 56 mil colaboradores e 500 lojas espalhadas por 15 estados e no Distrito Federal, de norte a sul do Brasil.

Morreu em 2014, aos 91 anos, deixando um império chamado Casas Bahia e uma filosofia que transformou a venda em varejo e o comércio em geral no Brasil. “Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria minhas lojas todos os dias”, dizia Klein.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado