Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Como ter uma Cultura Organizacional fortalecida – Por Gabriela Bastos

*Coluna Semanal* – Por Gabriela Bastos – 01/04/21

Olá leitores!

Nas últimas semanas temos conversado sobre Cultura Organizacional. Esse é um tema que me encanta muito, pois o vejo como uma das maiores vantagens competitivas atualmente. Não à toa, é recorrente nos ciclos de debates e discussões. A razão disso é que muitas empresas já identificaram que a cultura organizacional tem forte influência nas pessoas, podendo por exemplo, afetar diretamente a motivação de suas equipes e consequentemente determinar o resultado da companhia.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Não podemos esquecer que, em um mercado cada vez mais competitivo, manter a equipe altamente motivada pode ser a chave para que uma empresa se destaque e obtenha sucesso.

Então, dando continuidade às nossas conversas semanais e tendo em vista que semana passada falamos sobre como fortalecer a cultura organizacional, podemos concluir que ao investir em uma cultura forte, a empresa adquire inúmeros benefícios como, nível elevado de satisfação entre funcionários, maior grau de motivação e engajamento das equipes, bem como a obtenção de uma variável cada vez mais procurada entre as empresas e pessoas, a felicidade. Esta, resultante também da cultura organizacional, faz com que os colaboradores queiram crescer e tenham orgulho de vestir a camisa da companhia. Vem comigo, nosso bate papo de hoje será sobre esses benefícios.

Qualquer empresa pode ter uma cultura organizacional fortalecida, desde que trabalhe com ações que levem a essa direção, e principalmente, tenha esse tema como um dos principais objetivos estratégicos.

Então vamos ao ponto! Vou listar alguns benefícios sobre implantar ou fortalecer a cultura da sua empresa. Estão prontos?

  1. Melhores entregas e consequentemente, melhores resultados

A cultura organizacional torna o ambiente mais saudável e amigável. Como consequência, observa-se que as entregas são mais completas e eficientes, além de possibilitar uma maior compreensão e visão de quais são os resultados a serem atingidos.

  1. Visão de crescimento e sensação de pertencimento

Geralmente, as empresas que têm uma cultura forte, possuem um plano de carreira bem definido, que promoverá o desenvolvimento de seus funcionários e a construção de sinergia que possibilitará maior ganho de produtividade e consequentemente de resultados. Desta forma, haverá maior engajamento e os colaboradores se tornarão mais propensos a vestirem a camisa e a desempenhar com excelência o seu papel, uma vez que passarão a acreditar no potencial da empresa.

  1. Maior produtividade

A cultura organizacional não é um instrumento que serve apenas para humanizar a empresa, ela tem como um dos seus principais benefícios, aumentar o ganho de produtividade. Quando a empresa trabalha com transparência e tem seus objetivos claros e acessíveis a todos, possibilitará que cada colaborador saiba qual o seu papel para contribuir com o crescimento da empresa. Ele passará a se enxergar como peça fundamental para o atingimento dos objetivos. O time passará a entender o resultado como sendo responsabilidade e mérito de todos, e dará início à desconstrução de ideia de individualismo.

  1. Maior alinhamento da equipe

Fortalecer a cultura organizacional traz grandes ganhos na comunicação, gerando conversas e discussões saudáveis sobre os assuntos em pauta. Isso ocorre devido ao trabalho com a comunicação que proporciona uma cultura de feedback onde todos sentem que são ouvidos.

 

Agora que você entende melhor sobre alguns dos benefícios da cultura organizacional e como ela pode afetar diretamente os resultados da empresa, que tal falarmos sobre um pilar essencial da cultura, a Gestão?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado