*Coluna Semanal – Por Domingo Cordovil – 31/03/21

Abílio Diniz ainda dita as regras do Varejo Nacional e o Carrefour se consolida cada vez mais como Maior Varejista do Brasil, primeiro a aquisição do Makro e agora do Big (Ex Walmart)

FIEC
fico
rpb-1

O empresário Abílio Diniz ainda é uma das maiores lideranças nacionais no varejo, o fundador do Grupo Pão de Açúcar , empresa liderou do ranking de faturamento da ABRAS Associação Brasileira de Supermercados por mais de 10 anos, saiu do Grupo em 2013 com uma história de muito sucesso e em seguida assumiu a presidência da BRF (Sadia) e membro do conselho de administração do Grupo Carrefour Brasil na semana anterior assinou a compra da Bandeira Big, antigo Walmart, por 7,5 Bilhões de reais.

O Grupo Carrefour detentor também da bandeira Atacadão mais o Grupo Big, onde o contrato também prevê que o Carrefour assumirá a o comando do Sans Club em 2020 faturou junto no Brasil cerca de 100 bilhões de reais. Cifras impressionantes que consolidam ainda mais o Grupo Carrefour como maior varejista do Brasil e mostra um plano de ascensão focado na aquisição de grandes bandeiras primeiro comprou o Atacadão, depois o Makro e agora o Big (ex Walmart Brasil), quem será o próximo?. Eis a questão.

Carrefour inaugura duas lojas sem funcionários em São Paulo, será que a Moda pega

Inspiradas no modelo Amazon Go, o Carrefour inaugurou duas lojas em São Paulo sem funcionários, sendo uma localizada no Brooklin e a outra em São Bernardo do Campo. As lojas fazem parte do conceito “Carrefour Express”, que são lojas compactas de vizinhança para compras de reposição.

Tudo  funciona com uma tecnologia chamada Scan & Go. Ao chegar no endereço que deseja realizar suas compras, o cliente deve ter em mãos o seu smartphone com o aplicativo Meu Carrefour. Com auxílio de um totem ou em uma catraca que ficam na região da porta, ele vai usá-lo para fazer a leitura de um código QR, que vai possibilitar sua entrada na loja.

Assim que o cliente já estiver dentro do estabelecimento, ele também vai usar o seu aplicativo como um carrinho de compras virtual. Cada produto disponível vai ter o seu código de barra, que o cliente escaneará com a câmera do smartphone.

Após realizar todas as compras, você pode efetuar o pagamento pelo próprio aplicativo. Na saída, é preciso apresentar o mesmo código QR da entrada para o totem ou a catraca.

Nos testes anteriores do Carrefour para esse modelo de loja, ainda empregava um funcionário para conferir, na saída, se o produto comprado bate com o valor pago e vice-versa. Agora, nesse novo modelo inaugurado não há nenhum trabalhador: apenas você e seu celular. Será algo isolado? Ou uma tendência? É o que veremos nos próximos meses.

Páscoa de 2021 deve ter aumento de 15% nas vendas de mercado

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), prevê um acréscimo de vendas na páscoa de 15% em relação ao mesmo período de 2020, essa previsão foi anunciada antes do agravamento da pandemia de coronavírus. Fatores externos como aumento do preço da carne, dos peixes e queda do poder aquisitivo da população com a falta do auxilio emergencial podem comprometer uma parte dessas vendas. Os principais produtos em vendas desse período são  Ovos de Páscoa, chocolates no geral, azeites, vinhos, bacalhau e demais categoria de peixes. Portanto, junte sua equipe, prepare sua loja e vamos bater meta!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui