O que é o pré-sal? Conheça a origem da área e como foi descoberta

O que é o pré-sal
Foto: Divulgação

Chamado de pré-sal, o conceito se refere a uma enorme reserva petrolífera, localizada abaixo da camada de sal. A camada de rochas – geralmente – carbonática teve sua descoberta anunciada no Brasil em 2006, pela Petrobras, e é capaz de ser transformada em gás natural e petróleo. De acordo com Paulo Sérgio Pereira, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), a tecnologia usada na região foi desenvolvida pelo Brasil de forma que o País consiga ser autossuficiente.

“A tecnologia utilizada na área é desenvolvida dentro do território nacional, de forma que se consiga manter a pesquisa sobre o pré-sal de forma autônoma”, pontua o vice-presidente.

Considerada uma das descobertas mais importantes do mundo nos últimos 10 anos, a região do pré-sal, no Rio de Janeiro, possui alto valor comercial e coloca o Brasil em um posto privilegiado quanto a outros países. A descoberta veio a partir de uma parceria da Petrobras com empresas internacionais, além de anos de estudo para o desenvolvimento de tecnologias que dessem ao Brasil a autossuficiência necessária para explorar esse combustível fóssil.

Surgimento

Mas, afinal, como o pré-sal surgiu? Bom, há mais de 100 milhões de anos, a separação dos atuais continentes americano e africano fez com que uma sequência de rochas sedimentares se formasse. Primeiro se formarem as depressões e depois os lagos. Neste último, rochas que dão origem ao petróleo do pré-sal foram sendo depositadas. Quanto mais os continentes se separavam, mais as rochas se acumulavam no espaço que surgia, sendo cobertas pelo Oceano Atlântico.

“Para a exploração da área são utilizados navios, submarinos, plataformas de produção e sondas de perfuração. Todos esses recursos acabam sendo essenciais também para movimentar não só a indústria do petróleo, mas a cadeia da indústria energética”, diz Paulo Sérgio Pereira.

Produção

Então, por que mesmo produzindo petróleo o Brasil ainda sofre com a alta do dólar no preço da nossa gasolina? A resposta é simples: o petróleo produzido no país precisa ser misturado com o petróleo vindo de fora, que é mais leve. E isso acarreta em diversos fatores: como taxa de câmbio, alta do dólar e preço dos barris no mercado internacional.

“O fato é que a relação entre a moeda dos Estados Unidos e o petróleo é muito grande, e isso acontece não só com o petróleo, mas em diversos produtos, como arroz, pão, outros itens importados e até mesmo exportados – esse último quando a mercadoria exportada precisa fazer uso de produtos vindos de outros países”, finaliza Paulo Sérgio Pereira.

Fonte: Assessoria

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado