Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Hoje não tem marmelada, não senhor – Por Jeane Meire

*Coluna Semanal  – Por Jeane Meire – 27/03/21

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

Hoje não tem marmelada, não senhor. O Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo são comemorados em 27 de março. Sem contato físico, as programações especiais nas plataformas digitais foram um simbolismo, algo como um “mais tarde a gente se encontra” em um palco ou picadeiro. Meus parabéns aos artistas que sobrevivem, e sobreviviam antes da crise sanitária, com o apoio mais importante, das fiéis plateias. Hoje, ator e público, palhaço e criança sentem falta dos olhares encantados e das gargalhadas que a arte desses espetáculos provocava ao vivo.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Os artistas invadiram os supermercados e as farmácias – Ainda bem

O Sesc Ceará firmou parceria com os estabelecimentos para dar espaço a apresentações de artistas credenciados pela Instituição, como forma de levar entretenimento com segurança e fomentar a cadeia produtiva da cultura. De acordo com o Decreto Estadual nº 33.980/2021, os músicos e humoristas cearenses estão autorizados a realizar apresentações culturais em supermercados, farmácias e afins. As apresentações serão realizadas com, no máximo, dois artistas do credenciamento, seguindo os protocolos sanitários. Para os supermercados e farmácias que quiserem levar a programação do Sesc para os seus respectivos negócios, basta entrar em contato com o setor de cultura das unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu e solicitar as ações via ofício.

Aulas presenciais

A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse na quarta-feira, 24, que é impossível prever quando as escolas e faculdades do Brasil poderão retomar as aulas presenciais. No seminário virtual realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a presidente do CNE disse que o aumento do número de casos da covid-19 e o consequente agravamento da crise sanitária em todo o país frustrou a expectativa inicial dos especialistas. Os colégios que anunciaram uma retomada gradual das atividades presenciais tiveram que voltar atrás, enquanto instituições de ensino superior mantêm a perspectiva de, na melhor das hipóteses, só voltar a ocupar os campi universitários no segundo semestre. O presidente da Abmes, Celso Niskier, fez coro aos palestrantes, enfatizando a importância da imunização dos trabalhadores da educação.

Tecnologia à favor da educação

A pesquisa intitulada ‘Customização de Ambientes Virtuais de Orientação e Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual” está sendo realizada pelo professor Agebson Rocha Façanha, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. O trabalho, tese de doutorado do docente junto ao Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi aprovado no Catalisa ICT, programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que tem o objetivo de acelerar o processo de inovação em empresas, governo, academia e sociedade. O estudo prevê o uso de um editor web e de um jogo em realidade virtual, ambiente computacional que possibilita aos professores de orientação e mobilidade (OM) customizar mapas indoor para estimular a prática e aprimorar a cognição espacial em pessoas com deficiências visuais (DVs).

Amazon procura “pessoas feias” para produção de Senhor dos Anéis

Uma das produções mais esperadas dos próximos anos é a adaptação de O Senhor dos Anéis, da Amazon Studios. A série está em fase de escolha de elenco, e alguns dos anúncios chamaram atenção. Duas agências responsáveis por selecionar o elenco de figurantes da nova série na Nova Zelândia buscam pessoas disponíveis para interpretar os Orcs. Um dos anúncios convida pessoas com, entre outras coisas, “poucos dentes” e “narizes maravilhosos”. Outra agência foi mais descritiva com suas exigências, buscando “pessoas peludas ou muito peludas de todas as idades e etnias”, assim como indivíduos com muitas sardas, ruivos, homens e mulheres andrógenos, além de pessoas com muitas rugas. Alguns outros anúncios procuram malabaristas ou motociclistas que pareçam malvados, com muito cabelo, sardas, rugas e “uma cara feia”. Interessados?

Roxette e 30 anos do álbum ‘Joyride’

O terceiro álbum do duo sueco, autor de hits dos anos 1980, foi lançado em 1991. O grupo Roxette comemora no domingo, 28, o aniversário de 30 anos do lançamento do álbum Joyride. Para comemorar a data, os artistas lançaram na sexta-feira, 26, no Brasil, uma coletânea digital, já disponível nas plataformas, que, além do álbum original, contém músicas inéditas e raridades. O álbum chegou com a difícil missão de dar continuidade ao sucesso de Look sharp, disco que projetou a banda para o estrelato com hits como The look, Listen to your heart e It must have been love. A faixa-título do álbum alcançou o número 1 na parada da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e abriu caminho para singles como Fading like a flower, Spending my time e Church of your heart, levando o disco a vender 11 milhões de cópias.

Oscar 2021

A edição 2021 do Oscar deve ocorrer sem anfitrião definido. A intenção dos produtores é de que cada categoria seja apresentada por membros influentes da indústria em Hollywood, mas ainda não há confirmações de nomes. Se confirmada, esta será a terceira vez consecutiva que a cerimônia de entrega do Oscar ocorre sem anfitriões. Em 2019, Kevin Hart estava escalado para comandar o evento, mas deixou o posto após acusações de assédio e má conduta virem a público. A cerimônia acabou sendo um sucesso, e a Academia decidiu manter a fórmula para 2020. Em 2021, à vista da pandemia do novo coronavírus mundo afora e da gradual retomada de eventos e atividades em Los Angeles, a Academia decidiu sediar o Oscar em dois locais distintos: a estação Union Station, no centro da cidade, e no tradicional Dolby Theater, onde ocorre desde 2002. Ao que tudo indica, os prêmios serão entregues na primeira sede, com as apresentações e números musicais ocorrendo na segunda. A premiação acontece em 25 de abril.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado