Propósito: A bola da vez – Por Thiago Façanha

*Coluna Semanal  – Por Thiago Façanha – 26/03/21

Sempre surgem algumas palavrinhas no mundo corporativo que viram moda, todo mundo começa a usar e, com o passar do tempo, vamos deixando elas de lado para começarmos a usar outras novas, afinal de contas, a moda não para.
De um tempo pra cá, uma palavra tem ganhado muito espaço mas, diferente das outras, essa veio para ficar. Trata-se da palavra PROPÓSITO. Já sabemos que tudo hoje tem que ter propósito, porém muito claro, bem definido, pois esse será o nosso motivo-mãe, a base da nossa cultura e da cultura das nossas organizações. O motivo que vai nos fazer levantar todos os dias da cama e corrermos atrás dele. Já sabemos que os consumidores não querem comprar mais de qualquer marca, mas sim de marcas que possuem um propósito claro e se o que aquela empresa acredita vai combinar e se encaixar também com as minhas crenças. Os semelhantes se atraem. Causa animal, causa social, causa vegana, causa ambiental, causa inclusiva, causa regional, dentre tantas outras.

Simon Sinek é a pessoa mais preparada sobre PROPÓSITO e ficou conhecido mundialmente ao lançar um TED onde ele apresenta a metodologia do Círculo Dourado que você pode e deve conferir aqui.
“Quando você compete com outras pessoas ninguém quer ajudar você mas quando compete com você mesmo, todos querem ajudar você “
Depois da fama mundial, Simom escreveu alguns livros, dentre eles o COMECE PELO PORQUE, livro que recomendo nessa semana, onde mostra que muitas empresas e projetos definem muito bem O QUE fazem e COMO fazem mas esquecem do principal que é PORQUE fazem. Esquecem do propósito, do que justifica tudo (e não vale ser o dinheiro) e do motivo que vai fazer as pessoas acreditarem e escolherem o seu negócio. Contando casos reais do propósito de algumas empresas que deram certo e que não deram certo, o livro uma leitura leve, rápida e boa. Sugiro assistirem ao TED dele e, caso gostem do assunto, pode avançar com a leitura. O livro está entre os 50 mais vendidos de Gestão e Negócios da Amazon.
E aproveito para encerrar com uma frase linda e verdadeira do livro: “Quando você compete com outras pessoas ninguém quer ajudar você mas quando compete com você mesmo, todos querem ajudar você “

Boa leitura e não esqueça do seu propósito.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado