*Coluna Semanal* – Por Gabriela Bastos – 25/03/21
Olá caro leitor!
Hoje falaremos sobre cultura organizacional e iniciarei o tema propondo uma reflexão: A cultura da sua empresa é compreendida pelos colaboradores da mesma forma como é pelo Fundador? Ambos se identificam com ela estabelecendo as mesmas conexões?
Em geral, a cultura de uma empresa tem bases históricas e é formada principalmente pelos laços estabelecidos pelos fundadores ao longo do tempo. Carregam consigo uma série de significados, como as lembranças sobre o que fazia da sua empresa ser especial e diferenciada, as transformações na comunidade em sua volta, os momentos de grande superação, etc. Baseado nessa ideia, você considera que a cultura da sua empresa está clara apenas para o fundador ou está disseminada por todo o time que a compõe?
Semana passada conversamos sobre o que cultura significa e apresentei alguns dados sobre como executivos e CEOs vêm a cultura organizacional como um tema estratégico e essencial para as organizações. Logo, essas empresas têm focado cada vez mais em fortalecer as suas culturas como forma de obter vantagens competitivas no mercado e consequentemente trazer resultados.
De acordo com a PwC Strategy& Org DNA Survey, uma empresa com cultura fortalecida é:
- 100% mais rápida na transformação de suas decisões estratégicas e operacionais;
- 90% mais veloz no crescimento de faturamento do que a média de mercado;
- 70% mais lucrativas que a média das empresas do seu ramo de atividade.
E como fortalecer essa cultura? Consegue imaginar?
Existem diversas formas para fortalecer a cultura organizacional de uma empresa, e pelo que já estudei e me aprofundei no tema, concluí que precisamos trabalhar dois pilares que considero essenciais: Gente e Gestão.
Para se ter grande diferencial frente ao mercado cada vez mais agressivo, a empresa precisa ter uma equipe empenhada, dedicada e disposta a vestir a camisa. E para isso, existem algumas ações que colaboram para que a cultura seja cada vez mais fortalecida.
Dicas para fortalecer a cultura organizacional:
Conheça bem seus colaboradores
Dê ao RH ferramentas para atender bem aos colaboradores e conhecê-los. O setor precisa estar em perfeita sintonia com os valores da empresa em todos os seus processos, desde a atração e seleção até o desenvolvimento e retenção de talentos.
Deixe todos na mesma página
A cultura deve ser vivenciada e executada por todos os colaboradores. Além disso, permita que tenham ciência das diretrizes e se possível, valorize aqueles que se destacam sobre os pilares culturais da empresa.
Fortaleça a comunicação interna
Comunicação é a palavra-chave. A comunicação interna promoverá e manterá o vínculo entre colaboradores e gestores, pois permitirá a constante troca de informações (ex.: feedback), além de estabelecer confiança.
Promova o desenvolvimento profissional
Possibilitar o crescimento do colaborador permitirá um maior comprometimento e dedicação.
Entenda o clima organizacional
Entender o clima do ambiente de trabalho é fundamental pois ele é um termômetro para saber o quanto os colaboradores estão engajados e estimulados pela cultura.
A empresa que investe em uma cultura forte, naturalmente adquire benefícios preciosos. A pergunta que fica é: que benefícios são esses?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.