Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Imposto de renda 2021 e as formas de abatimento e restituição – Por Janayna Lima

*Coluna Semanal – Por Janayna Lima – 21/03/21

Olá!!! Espero que todos estejam muito bem! Vamos continuar nosso papo sobre Imposto de Renda?

Você sabia?

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A declaração de Imposto de Renda permanente está relacionada   ao ano anterior ao qual  ela deve ser declarada. Portanto , a documentação a ser apresentada deverá ser a relacionada de janeiro a dezembro do ano anterior ao apresentado . Desta forma, a declaração do Imposto de Renda 2021 é concernente   à sua circunstância   em 2020.

Quais tipos declaração podem ser feitas ?

Existem dois tipos: completa e simples. Na declaração simples o abatimento é padrão de 20 %  e ela é cabível   aos rendimentos tributáveis de 2020.  Sugiro que esse tipo de declaração seja usada para os contribuintes cuja as despesas dedutíveis   forem menores que 20 % do total de receitas tributáveis .

Na declaração completa todas as formas de abatimento são consideradas (saúde , educação , dependentes , contribuição para previdência privada…),  nesta forma aplica se para os que tiveram mais tipos de gastos dedutíveis durante o ano. Com essa maior variação de tipos de abatimento poderá o contribuinte obter um melhor valor de restituição do imposto de renda. Devendo as despesas usadas para dedução serem bem conservadas e guardadas em até cinco anos, pois a Receita Federal poderá solicitar esclarecimentos sobre essas despesas em até cinco anos.

Como saber qual melhor tipo de declaração?

O programa de declaração de Imposto de Renda sugere o tipo de declaração mais assertivo para cada pessoa .  E caso você preencha a declaração de Imposto de renda completa o próprio sistema transmitirá para a declaração simplificada .

Bolsas de estudo devem ser declarados?

Sim, mesmo os rendimentos “isentos” e “não tributáveis” devem ser declarados no imposto de renda. Neste mesmo rol de rendimentos está todos os  lucros e dividendos recebidos por sócios ou acionistas de empresas, e ainda, indenizações por rescisão do contrato de trabalho, que foi recebido por muitos trabalhadores em função das demissões causadas pela pandemia do Covid-19.

Vamos continuando por aqui!! Cuidem se todos e todas! Vai passar!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado