Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Descomplicando e democratizando a Governança Corporativa

*Coluna Semanal – Por Sávio Maia – 11/03/21

Quando pensamos em Governança Corporativa temos alguns insights em nossa mente sobre o que seria esse termo pomposo e ao mesmo tempo distante de nossa realidade. Lembramos de governo, liderança, gestão e ao mesmo momento remetemos às reuniões de conselho estampadas nos noticiários ou nas novelas com seus dramas políticos, societários e familiares. Portanto, você deve concluir, governança é para empresas grandes, com vários tipos de negócios e níveis hierárquicos. Uma burocracia descomunal, lentidão na decisão e custo elevado…ou seja, não é para mim. Se for neste pensamento padrão apresentado pela mídia também concordo, mas na governança há conceitos, metodologia e técnicas que podem ser utilizadas em qualquer empreendimento.

Esta coluna terá como objetivo maior apresentar um novo olhar sobre a governança corporativa. De forma prática e integrativa, baseada na literatura técnica e acadêmica, mas, principalmente, enriquecida com a vivência de quem participou como consultor, conselheiro, secretário ou executivo de projetos de implantação em empresas do nordeste e familiares. Este arcabouço técnico e de habilidades de negociação e estratégia forjaram um entendimento bem particular de cada processo e permitiu elaborar um conceito metodológico com aderência em nossa realidade.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Descomplicar e democratizar a governança corporativa para as empresas de médio e pequeno porte é um desafio que faz parte de nosso dia a dia e percebo que estamos avançando bem nesta agenda. Os empresários que outrora se sentiam sozinhos decidindo, carregando o ônus e bônus deste protagonismo, percebem cada vez mais que as oportunidades estão disponíveis neste mercado líquido e que o modelo de sucesso do passado pode não garantir o desempenho do futuro. Já falava um grande empreendedor que com seu linguajar simples e profundo me inspira com seus ensinamentos: “Nós vivemos de resultado e não de tradição”. Vibro com estas frases simples que ecoam na mente de qualquer dono de empresa. O mais interessante que a governança ajuda a construir esta maturidade e transforma conceitos intransponíveis em uma nova visão.

Nossa intenção é colaborar com esta construção, facilitando o entendimento e trazendo cases de empresas e pessoas para ilustrar as ações tomadas. É escrever uma série de artigos onde cada leitor vai formatando o documento mediante sua realidade. Convido a vocês a desbravarem comigo nessa jornada…

Sávio Maia

Doutorando em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School. Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Conselheiro de Administração Certificado CCI. Sócio da Lyra & Maia Consultores, Conselheiro e Governance Officer. Pesquisador e professor na temática de Governança Corporativa, Contabilidade e Administração Financeira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado