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Com anúncio de lockdown varejo alimentar dispara suas vendas – Por Domingos Cordovil

Verejo alimentar

*Coluna Semanal Varejo & Distribuição – Por Domingos Cordovil – 10/03/21

Com o anúncio de lockdown do governo cearense, o Varejo alimentar, mais especificamente os supermercados, dispara suas vendas de sexta feira até aqui com uma tendência de crescimento quase 30% superior ao mesmo período do mês passado. O setor que geralmente já tem um início de mês aquecido em função do pagamento da folha de pagamento no quinto dia útil do mês, tem acelerado suas vendas nos últimos dias. Veremos como será o andamento das vendas no decorrer do mês, mas o cenário é muito positivo. O setor ainda anseia pela liberação do novo auxilio emergencial e reforça os protocolos sanitários para atender a população.

O setor supermercadista desde o inicio da pandemia em 2020 por pior que seja o cenário nunca fechou as portas e esteve sempre na linha de frente para abastecer a população, esses varejistas merecem o nosso reconhecimento e respeito.

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VAREJOS ONLINE E DELIVERY RETORNAM COM FORÇA TOTAL

Diante dos problemas, sábio são aqueles que focam naquilo que podem fazer ao invés de perder tempo demasiado naquilo que não podem fazer. A saída para outros formatos de varejo são as vendas delivery e on-line. Nesse quesito, quem teve disciplina em fazer o dever de casa e permanecer focado nos canais digitais partiram na frente, pois alimentaram nos últimos meses suas carteiras de clientes(CRM) com nomes, endereço, whatshapp e agora mesmo nesse período de pandemia conseguem fazer campanhas para chegar nos seus clientes e gerar vendas.

QUEM NÃO FEZ O DEVER DE CASA, PODE OPTAR PARA PLATAFORMAS PRONTAS COMO IFOOD, UBER EATS E RAPPI PARA INCENTIVAR SUAS VENDAS ONLINE

Os varejistas que não fizeram o dever de casa e ainda estão com uma operação online fracas podem optar por plataformas prontas como IFOOD, UBER EATS entre outras, mesmo com taxas maiores do que operação própria são uma ótima forma de aquecer as vendas alimentícias e uma opção para tentar manter faturamento diante das portas fechadas do lockdown.

De acordo com o estudo do Instituto QualiBest, 53% dos usuários que utilizam aplicativos de entrega de alimentação pertencem às classes A e B e 47% às classes C, D e E. Já o valor do tícket médio Brasil de pedido por pessoa é de R$ 43.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM MOMENTOS DE CRISE

No ano passado em ocasião do Lockdown, observamos o consumidor dando uma atenção especial em categorias da cesta básica, o que gera um maior força nas ofertas de preço. Sendo assim é uma hora de mostrar uma imagem agressiva de competitividade para não perder venda para concorrência e nem outros formatos de varejo como Atacarejo. Em tempos de crise, de forma geral, observamos um crescimento do canal de venda Atacarejo no mercado representado pelas bandeiras Atacadão, Assaí e Maxxi Atacado.

Que Deus abençoe a todos e boas vendas!

DOMINGOS CORDOVIL é Ceo da Cordovil Consultores Associados e Palestrante. Administrador de Empresas pela UFC Universidade Federal do Ceará, Especialista em Varejo, Gestão de Vendas e Trade Marketing. Professor do MBA DA UNIFOR em Gestão de Vendas e Distribuição, Professor TRADE MARKETING pela MRH Gestão, Consultor do SEBRAE NACIONAL para capacitação de consultores para atuação no Varejo. Com vasta experiência nacional em empresas como: Grupo Ypióca, Diageo, Sucos Jandaia, Alyne Cosméticos, Grupo 3 Corações, CERBRAS, Danone, Sorvetes FrutBiss, , Bauduco, M. Dias Branco, SEBRAE, Distribuidora Solmar, Grendene, Tetê Distribuidor –Havaianas, Dansul Nestle, L&L Nestlé, Claro, Uniforça, Super Lagoa, Jsb, Cdl, Acad, Facic, entre outros clientes.

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