Brasileiro Alberto Saraiva e a história da criação do Habib’s

Sozinho, ele conquistou 16 lojas. A 17ª loja foi a primeira franquia e surgiu em 1992.
Sozinho, ele conquistou 16 lojas. A 17ª loja foi a primeira franquia e surgiu em 1992.

A história de uma das maiores redes de fast food do Brasil tem uma tragédia por trás.

Nascido em 06 de junho de 1953 em uma vila portuguesa chamada Celorico da Beira, Alberto Saraiva veio para o Brasil com menos de um ano de idade e foi criado em Santo Antônio da Platina, interior do Paraná. O pai, Antônio Saraiva, trouxe a família de Portugal para o Brasil em busca de novas oportunidades. Com 17 anos, o jovem Alberto partiu para a capital paulista com o objetivo de cursar medicina.

Para ajudar a pagar as contas, o pai comprou uma padaria, mas o negócio não era bom e ficaria ainda pior. Em um assalto ao estabelecimento, o pai de Alberto foi assassinado.

Abalado e traumatizado, Alberto Saraiva trancou o curso de medicina e assumiu o empreendimento do pai. A padaria tinha equipamentos velhos, pouca mão de obra e muita concorrência. A estratégia adotada foi vender pão 30% mais barato que os concorrentes. Com pouco mais de um ano, vendeu a padaria e voltou a estudar.

Durante o restante do curso de medicina sempre dividiu suas atenções com outros negócios. Criou a Casa do Pastel, vendendo baratinho conseguiu fazer sucesso. depois veio a Casa do nhoque, a da fogazza, a da pizza. Quando se formou, Alberto guardou o diploma e voltou para trás do balcão. Nunca exerceu a medicina.

Um dia, conheceu um cozinheiro que pedia emprego. O homem era especialista em comida árabe.O senhor tinha cerca de 70 anos e era cozinheiro aposentado. Paulo Abud disse que, como morava no prédio em frente, o empresário não precisaria lhe pagar vale-transporte. Saraiva concordou em contratá-lo e perguntou o que ele sabia fazer. A resposta foi “comida árabe”. O empresário dava uma oportunidade àquele que lhe ensinaria a receita do carro-chefe de seu negócio mais lucrativo: a “esfiha”. Com o domínio da culinária árabe, o empresário apostou em um novo negócio. Nascia assim, em 1988, o Habib’s. Instalado no bairro da Lapa, em São Paulo, a nova casa chamava atenção pela faixa colocada à porta. O anúncio garantia que ali estava a melhor esfirra do país. A ideia era vender com o preço menor possível.

No cardápio foram incluídos ainda o pastel e o chope, produtos bem conhecidos dos brasileiros. Mas ter apenas um restaurante não era seu plano. Sozinho, ele conquistou 16 lojas. A 17ª loja foi a primeira franquia e surgiu em 1992. A entrada no sistema de franchising se iniciou por interesse de uma cliente do Habib’s que depois de pedir a conta estranhou o preço dos produtos.

Atualmente a rede de fast food Habib’s possui 421 lojas espalhadas pelo Brasil e vende em média 600 milhões de esfihas por ano.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado