Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Um Olhar Sobre as Profissões: Gabriela Bastos – A Mulher da Gestão Estratégica

Nesta semana, a entrevistada do quadro Um Olhar Sobre as Profissões é a empresária Gabriela Bastos. Com sólida experiência em Gestão Estratégica e Formação de Executivos, a especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Financeira também tem formação americana em Comunicação e Publicidade com habilitação em Marketing pela The University of Tampa, Flórida. Gabriela Bastos nos fala sobre os desafios de ser mulher na área de atuação e as dicas para quem quer enveredar por esse caminho. Vale a pena conferir.

1 – Conte um pouco da sua trajetória e como você chegou ao ramo de Gestão de Negócios?

Me defino como um ser humano em constante mudança, onde a zona de conforto, não é, e nunca será uma opção. Logo cedo, decidi que escreveria uma história, onde as minhas conquistas serviriam de narrativa. Realizei projetos de implantação de Governança Corporativa em grandes empresas, bem como atuei como Assessora de Gestão Estratégica para a implantação do modelo de gestão, desenvolvimento e acompanhamento de Planejamentos Estratégicos. Gosto de sentir a adrenalina do novo, de testar meus limites e abraçar possibilidades. Senti que precisava fazer mais, e decidi abrir meu próprio negócio para contribuir com o crescimento de empresas através da prestação de serviço e consultoria.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

2 – A sua área está em crescimento, quais os pontos negativos do setor com a atualidade e quais as conquistas?

O mercado tem enxergado nas consultorias, oportunidades e novas formas de agregar valor ao seu negócio. Desde 2016, existe uma forte tendência à contratação de consultorias, e esse movimento só vem crescendo ao longo dos últimos anos. O momento que vivemos é de incertezas, e nele as empresas estão receosas em investir em projetos importantes, pois o cenário econômico tem futuro incerto e de incertezas o mercado não sobrevive.

3 – Nessa crise econômica, é importante ter uma visão gestora, como você avalia as grandes empresas e as estratégias adotadas para vencer os períodos difíceis?

Acredito que ainda precisamos evoluir em vários âmbitos dentro de um negócio. A falta de gestão é uma das principais causas que levam as empresas a não permanecerem no mercado, interrompendo seu ciclo. Em tempos de crise, as empresas tendem a trabalhar no modo “ver e agir” e no famoso “apagando incêndio”. De acordo com o SEBRAE, 25% das empresas brasileiras fecham suas portas em menos de 02 anos por falta de gestão. Por essa razão, posso afirmar que as grandes empresas com vários anos no mercado nacional, sofrem com problemas considerados básicos de gestão, como a falta de capacitação, falta de controle e mensuração dos seus resultados e informações, e fluxos lentos e ineficientes que sobrecarregam os profissionais com muitas atividades operacionais.

4 – Que dicas você dá para quem quer contratar um profissional da área de gestão ou até mesmo quem quer se enveredar por esse caminho e/ ou está começando?

O profissional que deseja atuar nesse segmento deve ter algumas atitudes que eu considero primordiais: ser autorresponsável, ter foco em resultados, realizar entregas com alto nível de assertividade, ter humildade e bom relacionamento com as diferentes  áreas. A área de gestão é de grande responsabilidade e requer profissionais com entregas de alto nível. A principal dica, se profissionalize, se capacite e se necessário, busque uma mentoria profissional para focar no seu objetivo principal.

5 – Existe alguma situação específica que ficou marcada na sua memória? Alguma crise que parecia sem solução ou outra que a solução parecia ser simples e serviu de aprendizado?

Sim. Durante anos como executiva na área de gestão, trabalhei em uma empresa com história de sucesso no mercado brasileiro, e que devido a crise de 2015, necessitou revisar e implantar um modelo de gestão mais robusto, que possibilitaria melhorias como, o aperfeiçoamento contínuo de produtos e serviços, acompanhamento rigoroso de indicadores e resultados, atualização de novas tecnologias e tendências, e investimento na capacitação de mão de obra, além da construção de um planejamento estratégico. Hoje esta empresa se encontra em outro patamar de resultado, com toda sua equipe motivada, fortalecida,  e trabalhando com senso de propósito comum.

6 – Uma melhor frase que defina a gestão e a importância de um bom profissional dessa área?

Gestão nada mais é do que a forma/método que auxiliará os profissionais a resolver problemas, a fim de alcançar as metas que foram estabelecidas. Para realizar uma gestão de forma efetiva, uma empresa precisa ter dois pilares muito bem estruturados: Método e Pessoas. Gosto muito de uma frase de Vicente Falconi e a utilizo com bastante frequência nos meus treinamentos e palestras: “Nem mesmo o melhor método consegue sucesso se a liderança da empresa não faz acontecer. É preciso compromisso, porque líderes tem que motivar as equipes e enfrentar grandes resistências para alcançar uma gestão eficiente.”

7 –Para ser gestor é preciso ser um líder nato ou qualquer pessoa pode se preparar e entender bem do assunto?

Apesar de muitas pessoas acharem que a liderança é um dom, as características principais podem ser aprendidas e melhoradas. Liderar tem a ver com o lidar com pessoas, extrair o melhor delas, entender o seu universo (crenças, objetivos e motivações), e mais ainda, entender sobre comportamento humano. Então, um bom líder precisa investir na sua carreira, desenvolver e melhorar suas competências e querer realizar as mudanças necessárias para essa conquista.

8 – Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, você como mulher, enfrentou dificuldades? No espaço que você ocupa, como enxerga as outras mulheres de profissão?

Não digo dificuldade, podemos falar em desafios. Desafios para ser mulher, mãe, esposa, filha e empreendedora e ainda assim ser forte, e viver com toda alegria e motivação para lidar com os desafios da minha profissão. Toda Mulher é capaz de alcançar tudo o que deseja e por essa razão, eu desejo a todas as mulheres que sejam as protagonistas de suas vidas e tornem-se a fortaleza que desejam ver no mundo!

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado