
Grande parte dos filmes para empreendedores são baseados em histórias reais de pessoas simples que se transformaram em grandes empresários. Fome de Poder é um deles. O longa está disponível na Netflix e retrata a história de como o vendedor Ray Kroc transformou (e tomou posse) a pequena lanchonete dos irmãos McDonald em uma das maiores redes de fast food do mundo.
A história traz detalhes de tudo que aconteceu para que o McDonald’s se tornasse a primeira grande cadeia de fast food em escala mundial. O filme mostra a concepção do primeiro restaurante pelos irmãos McDonald e como tudo mudou quando eles conheceram um vendedor de máquinas para fazer milkshake, Ray Kroc.
Algumas lições que podemos tirar do filme
- Conheça bem o seu produto e seus clientes
2. Saiba o diferencial do seu produto ou serviço
O diferencial da lanchonete dos irmãos McDonald na rapidez da entrega do pedido.
3. A importância do protótipo e dos testes
4. A clientela pode não estar preparada para suas ideias inovadoras
Tempo para esperar que os clientes entendam o que é sua empresa e seu projeto é algo que infelizmente muitos empreendedores não tem. O McDonald’s, no início, foi um grande fracasso. As pessoas estavam acostumadas com um tipo de lanchonete e quando chegavam lá não entendiam nada. Não entendiam a falta de talheres, o cardápio limitado, esperavam ser atendidos no carro. Só com o tempo e a insistência o público entendeu a proposta e aí pra frente foi só história.
5. Sacrifício é só o começo. O empreendedor nunca está contente
Ray sacrifica empréstimos e até mesmo o tempo com sua esposa para poder armar as novas lanchonetes no país.
6. O inovador não quer dinheiro, quer algo mais
7. É preciso ver além da sua empresa e enxergar o impacto que ela tem na sociedade
Os irmãos McDonald viam sua marca apenas como mais outra lanchonete, Ray Kroc vê a rede como uma igreja, onde as pessoas se reúnem mas não só aos domingos.
8. Sucesso não enxerga idade e nem analisa currículo
Ray tinha 52 anos quando conheceu os irmãos McDonald e virou dono da empresa 7 anos depois. Foi soldado na Primeira Guerra e vendedor de máquina para milk-shake. Não tinha um currículo invejável e não estava sendo disputado por várias empresas.
9. Encontre sócios com a mesma visão que você
Quando Ray começa a procurar pessoas para serem donas dos novos McDonald’s ele mira amigos e conhecidos endinheirados que queiram ter lucratividade num novo negócio. Conseguir os investidores e donos não parece ser algo difícil, mas o problema é o perfil deles.
10. Ser um bom orador e ter carismas faz a diferença
Certamente Ray Kroc seria um homem de sucesso, talvez menos um pouco, se fosse tímido e odiasse as luzes da fama. Mas é inegável que seu carisma e talento para a oratória fizeram uma enorme diferença na história da expansão da empresa.
11. É preciso estar nas ruas e sair do escritório
No McDonald’s o trabalho inicial de Ray é conseguir novos franqueados, inaugurar novas lanchonetes e fazer a rede crescer. Durante sua trajetória ele conhece gente de todo tipo, seus problemas, encontra-se com novos provedores e está cara a cara com todos os desafios da empresa.
12. Abrace o talento ao seu redor
13. Não basta ter uma boa ideia, é preciso executá-la
Os irmãos McDonald sabiam muito bem que a sua lanchonete era revolucionária. Eles mesmo tentaram abrir uma filial em outra cidade, mas não tiveram sucesso e desistiram disso. Não souberam executar. Porém Ray fez a mesma coisa depois e foi bem sucedido. Era a mesma ideia, apenas com uma execução bem feita.