O PEIEX Ceará irá atender 100 empresas, num período de dois anos e contará com uma equipe composta por cinco especialistas em comércio exterior.
O PEIEX Ceará irá atender 100 empresas, num período de dois anos e contará com uma equipe composta por cinco especialistas em comércio exterior.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou, em novembro de 2020, o chamamento público para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), foi a entidade que atingiu a melhor pontuação da seleção.

“A execução do PEIEX, por meio do CIN, é uma grande oportunidade para as empresas cearenses, pois com a qualificação adequada elas poderão acessar, de forma mais assertiva, novos mercados e se tornarão mais competitivas. Além disso, o CIN poderá contar com a capilaridade do Sistema FIEC, através dos serviços prestados pelo Sesi, Senai e IEL, para fazer um excelente trabalho em benefício das empresas participantes”, afirmou Roberta Pinheiro, analista de comércio exterior do CIN.

Slider

O PEIEX Ceará irá atender 100 empresas em um período de dois anos e contará com uma equipe de cinco especialistas em comércio exterior. Os profissionais serão: um monitor e quatro técnicos extensionistas, que irão identificar as empresas com potencial exportador, realizar diagnóstico de maturidade da gestão da empresa, executar um plano de trabalho contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação, e elaborar um plano de exportação contendo informações estratégicas e operacionais para exportação de um produto da empresa para um mercado internacional selecionado.

A FIEC já executou um ciclo do PEIEX no Ceará, de 2016 a 2018, atendendo a 192 empresas. A novidade deste novo ciclo é que ele é mais focado na internacionalização.

Sobre o programa

O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para qualificar empresas brasileiras que desejam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura e é implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras. A FIEC, como entidade executora do programa no Ceará, será responsável pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui