Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pesquisa de opinião pública revela possíveis origens da contaminação por Covid-19

Dentre os clientes contaminados pela doença, 50% afirmaram ter sido em festas fora do local de domicílio, e 21% em transportes coletivos.
Dentre os clientes contaminados pela doença, 50% afirmaram ter sido em festas fora do local de domicílio, e 21% em transportes coletivos.

A pesquisa de opinião, contratada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, ouviu clientes e funcionários de restaurantes em Fortaleza entre os dias 10 e 11 de fevereiro. A metodologia utilizada foi a de amostragem aleatória estratificada em dois estágios e ouviu clientes e funcionários na capital, com realização de entrevistas diretas, por meio de questionário, em uma amostra de 108 restaurantes, dos 352 registrados pela Abrasel. O primeiro estágio de restaurantes e o segundo de amostras de 110 funcionários e 308 clientes. A margem de erro prevista para esta pesquisa é de cinco pontos percentuais (para mais ou para menos) com um nível de confiança de 95%.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa Inteligente, na amostra, 66,3% dos entrevistados são clientes e 33,7% são funcionários de restaurantes em Fortaleza; 43,48% são do sexo masculino e 56,52% do sexo feminino.

A faixa de idade dos entrevistados está concentrada na faixa de menos de 44 anos de idade. Quase 80% declararam não ter contraído Covid-19.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Dentre os 20,29% que afirmaram ter sido contaminados, 50% disseram ter sido em festas fora do local de domicílio; 21,16% em transportes coletivos; 10% no local de trabalho; 8,5% em festa familiar; 8% em visita a hospitais e clínicas; e em casa 2,34%. Já os funcionários dos restaurantes afirmaram ter sido contaminados em transporte coletivo (36,60%); em casa (23%); em visita a hospital e clínica (12%); em festa fora do domicílio (10%); no próprio restaurante onde trabalha (10%) e em festa familiar (8,40%).

Conclusões:
Com base nas informações levantadas, nenhum dos 308 clientes que responderam o questionário declarou ter sido contaminado em restaurantes que frequentam e os 10% de funcionários dos restaurantes que declararam ter sido contaminados em seu local de trabalho têm o mesmo percentual de contaminação dos clientes em seus respectivos locais de trabalho. A contaminação é a mesma, tanto em funcionários quanto em clientes.

O grande foco de contaminação por Covid-19 para os clientes é a festa fora do domicílio e para os funcionários é o transporte coletivo.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado