Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

2020 fica marcado por recorde de filmes lucrativos dirigidos por mulheres

Segundo estudo, 16% dos diretores que assumiram os 100 filmes mais rentáveis no ano são mulheres.
Segundo estudo, 16% dos diretores que assumiram os 100 filmes mais rentáveis no ano são mulheres.
Apesar de um ano de crise para a indústria cinematográfica, 2020 fica marcado por um registo positivo. Nunca tantas mulheres dirigiram tantos filmes lucrativos como em 2020.

No estudo publicado pela Variety, 16% dos diretores que assumiram os 100 filmes mais rentáveis no ano são mulheres. Os dados foram contabilizados pelo Centro para Estudos de Mulheres na TV e Cinema, da Universidade de San Diego e, apesar de parecer um número baixo, na verdade não é. Em relação aos anos anteriores, houve um aumento significativo: 2019 registrou apenas 12%, enquanto que em 2018 esse número era ainda menor, as cineastas representavam apenas 4% dessas produções.

Os destaques de 2020 incluem nomes como Cathy Yan, de Aves de Rapina, Patty Jenkins, em Mulher-Maravilha 1984, e Chloe Zhao, por Nomadland, que levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e está cotada para levar o Oscar de Melhor Direção deste ano.

Outras funções

O aumento da porcentagem também aconteceu em outras funções, como por exemplo de produção. As mulheres representaram 28% dos produtores e 21% dos produtores-executivos. Fora isso, a presença de diretoras de fotografia também teve um aumento e elas configuram 3% dos profissionais nos filmes mais lucrativos do ano passado.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O estudo também apontou um dado interessante: em geral, filmes com pelo menos uma diretora mulher também acabaram contratando mais mulheres para cargos importantes no set. Mas, apesar dos avanços, 67% dos principais filmes de Hollywood empregaram entre zero e quatro mulheres nos principais cargos dos bastidores. Vale ressaltar que 70% dos principais filmes empregaram 10 ou mais homens em posições importantes, como diretores, roteiristas, entre outros.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado