Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Como se comporta o movimento do Minimalismo

Como se comporta o movimento do Minimalismo
Foto: Divulgação

O fenômeno do consumismo se espalhou por todo o mundo e como forma de reação ao movimento que afeta de forma preocupante o orçamento das famílias, surgiu o minimalismo, que é explicado no documentário “Minimalismo Já”.

Documentário

Basicamente o documentário gira em torno da dupla Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists. Em resumo, estes dois rapazes eram caras que tinham dinheiro e “sucesso”, mas não eram felizes em suas vidas, consigo mesmos e em seus relacionamentos. Foi então que eles encontraram uma nova forma de viver e resolveram largar uma bem estabelecida carreira profissional por uma vida com mais satisfação e menos coisas. No documentário eles apresentam como foi o processo de mudança.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Os críticos ao movimento podem dizer que já foi comprovado que dinheiro traz felicidade. Mas especialistas citam, que, acima de uma determinada renda, mais dinheiro não traz mais felicidade. É uma ilusão acreditar que traga.

Cultura

O movimento defende que se pode viver com menos posses e ter mais liberdade, principalmente no tópico financeiro, focando nos principais propósitos da vida, como passar mais tempo com a família ou buscar uma ocupação de trabalho no qual é possível ter maior satisfação, ainda que não se receba um ganho de dois dígitos de retribuição por ele.

A nova cultura busca ser uma alternativa a um estilo de vida que pode significar não passar meses enforcado com dívidas, gastando sempre mais do que se ganha e trabalhando apenas para pagar juros e boletos. Essa forma de vida consumista dificulta uma transição de carreira, gera estresse e pode até prejudicar relacionamentos.

O processo de simplificação deve ser guiado pela constatação de que na maior parte do tempo não se pode controlar quando teremos um aumento de renda. Mas se pode, sempre, gastar menos para sustentar um determinado estilo de vida e não ter surpresas no futuro.

O documentário é bem interessante e esclarecedor para quem está nesta jornada de viver uma vida mais simples. Ele entrou no ar pela Netflix.

Confira trailer:

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado