Jatinho mais barato do mundo tem até paraquedas de emergência

Jatinho mais barato do mundo tem até paraquedas de emergência

Em tempos de pandemia, viajar em um jato particular vai muito além do luxo, conforto e privacidade. É uma forma de evitar também a aglomeração nos aeroportos e dentro do avião. O problema é que esse é um privilégio para pouquíssimas pessoas. 

Quem sonha em ter seu próprio jatinho particular precisa ter uma conta bancária recheada com alguns milhões. O modelo mais barato do mercado custa cerca de US$ 1,9 milhão (aproximadamente R$ 9,9 milhões) nos Estados Unidos. Com impostos e taxas de importação, o Cirrus SF50 Vision Jet chega ao Brasil por cerca de US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 13 milhões).

Ainda assim, o preço do jatinho é menor que do avião executivo mais barato da Embraer. O Phenom 100 é avaliado em cerca de US$ 4,5 milhões (23,4 milhões). É o mesmo preço do Cessna Citation M2. Já o Honda Jet custa cerca de US$ 4,9 milhões (25,5 milhões).

Paraquedas de Emergência

O jatinho mais barato do mercado é também bem mais simples que seus principais concorrentes. A primeira grande diferença é que o Cirrus SF50 Vision Jet é um modelo monomotor. A maioria dos jatos executivos, dos mais simples aos mais sofisticados, são equipados com dois motores –há alguns modelos com até três motores.

Com apenas um motor, uma eventual pane poderia levar a um acidente mais grave. Para diminuir os riscos, a Cirrus criou um sistema de emergência que conta com um paraquedas para o avião. Em vez de planar em busca de um campo para pouso, o paraquedas diminui a velocidade da descida em uma espécie de queda controlada.

O paraquedas fica guardado na parte superior da fuselagem e só é acionado em último caso. A Cirrus afirma que, apesar de ser um modelo monomotor, o SF50 Vision Jet é um jato que atende a todos os requisitos de segurança operacional.

Outra consequência de ter apenas um motor é que o jatinho é mais lento que os modelos bimotores. O Cirrus SF50 Vision Jet tem velocidade máxima de cruzeiro de 575 km/h, com autonomia padrão para alcançar até 1.800 km de distância, a uma altitude máxima de 9.500 metros em relação ao nível do mar. Os demais jatos atingem mais de 900 km/h. O Phenom 100, por exemplo, tem alcance de cerca de 2.200 km.

Capacidade

O Cirrus SF50 Vision Jet é um avião de pequeno porte, mas surpreende pelo espaço interno. O modelo tem capacidade para até sete pessoas, sendo cinco adultos e duas crianças. São dois assentos na cabine de comando e os demais, na área de passageiros.

Espaço Interno

O avião tem 9,42 metros de comprimento, 11,79 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 3,32 metros de altura. Na área interna, a cabine tem 1,56 metro de largura e 1,24 metro de altura. Pode ser um pouco apertado para entrar e sair, mas, depois de sentado, o modelo tem um bom espaço para esticar as pernas. Todas as poltronas são revestidas em couro e contam com entradas USB e para fones de ouvido.

Pilotos

Apesar de ter dois lugares para os pilotos, o Cirrus SF50 Vision Jet é certificado para operar com apenas um piloto. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que o proprietário do avião seja também o piloto. É uma forma de unir a necessidade de deslocamentos rápidos com o prazer de voar.

Produção

O modelo já tem mais de 200 unidades entregues em todo o mundo. Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há apenas duas unidades do Cirrus SF50 Vision Jet em operação no Brasil.

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