Confiança do empresário cearense permanece acima da média nacional em outubro

Confiança do empresário cearense permanece acima da média nacional em outubro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apresentou otimismo, ainda que com leve queda, marcando 62,5 pontos em outubro – 0,7 ponto a menos do que o índice do mês anterior. A média brasileira também se manteve otimista – marcando 61,8 pontos. Esse valor é superior ao identificado em setembro no Brasil, com crescimento de 0,2 ponto.

O índice de Condições Atuais no Ceará também foi positivo, crescendo 1,6 ponto e marcando 55,7 pontos. As empresas cearenses, de todos os portes, indicaram otimismo, ainda que as empresas de grande porte tenham registrado uma queda de 2,4 pontos no Índice. Os negócios de médio porte se destacaram, sendo os que mais cresceram tanto em relação ao mês anterior quanto em relação ao mesmo período do ano passado.

O ICEI é estimado por meio da agregação de dois subíndices: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O de Condições Atuais apresentou otimismo pelo segundo mês consecutivo tanto no Ceará quanto no Brasil, registrando 55,7 e 56,3 pontos, respectivamente. E o índice de Expectativas indicou otimismo, ainda que com queda para o Ceará, marcando 65,9 pontos, 2,1 pontos abaixo do que o registrado no mês anterior.

Confira o estudo na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui