Unimed Ceará leva prevenção e Bike Vida à Casacor

Este ano, a mostra Janelas Casacor se reinventou e acontecerá em contêineres decorados

Unimed Ceará leva prevenção e Bike Vida à Casacor

A Unimed Ceará estará presente na mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo Casacor, levando o projeto Bike Vida para o evento, que acontece nos dias 25 de outubro a 25 de novembro, na Praia de Iracema, em frente ao riacho Maceió.

Este ano, a exposição ganha o nome “Janelas Casacor” e será realizada em um novo formato, permitindo a interação dos visitantes com espaços físicos e virtuais. Unindo o tradicional ao moderno, a mostra será concretizada em contêineres decorados, e os projetos expostos poderão ser visualizados também por meio de QR-Codes disponíveis em cada ambiente.

O Bike Vida é utilizado como base para socorristas do SAMU, que se revezam no calçadão no atendimento de urgência e emergência das ocorrências no local. O trabalho é realizado em bicicletas equipadas com desfibrilador externo autônomo (DEA), oxigênio portátil, oxímetro, colar cervical, estetoscópio, materiais para curativos, imobilizadores, equipamento de proteção individual, entre outros.

Com o propósito de mostrar o Bike Vida aos visitantes do Janelas CASACOR, a Unimed Ceará de maneira criativa resolveu transformar o contêiner do programa em uma verdadeira vitrine, promovendo interação da marca com as pessoas de uma forma inovadora, com o uso de uma parede interativa, que através de um sistema de detecção de movimentos, vai possibilitar um melhor entendimento de como funciona a iniciativa. Além disso, o contêiner nesse período vai expor os principais aparelhos e acessórios que são utilizados durante os atendimentos feitos pelos socorristas que circulam nas bicicletas.

“As pessoas precisam entender que são bicicletas que carregam vidas. É isso que a gente deseja que todos compreendam. Assim, saberão da dimensão deste projeto, que vai muito além do cuidado com a saúde das pessoas, envolvendo também a questão da sustentabilidade”, explica Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará.

“A nossa participação no Janelas CASACOR com todo esse cunho criativo foi justamente para impactar os visitantes ao se depararem com esta iniciativa. A ideia é exatamente gerar no público a percepção de que o Bike Vida existe e está aqui para salvar vidas, porque cuidar da saúde das pessoas é a nossa vocação”, acrescenta Larissa Macedo, que está à frente do marketing da Unimed Ceará.

Saiba mais sobre o programa

O Bike Vida pode ser acionado através do número 192 durante todos os dias da semana, nos horários de 5h às 21h. O programa contempla três equipes de socorristas posicionados de forma estratégica ao longo da Avenida Beira Mar, na distância de 4,5km, com área de cobertura da Ponte Metálica ao Mercado dos Peixes.

Ao longo de três anos de atuação, alguns números relevantes do projeto:

  • 1.171 atendimentos. Média de 390 atendimentos/ano. Média de 31,5 atendimentos/mês.
  • 12 paradas cardiorrespiratórias atendidas (PCRs) e 4 PCRs revertidas (4 vidas salvas através do Bike Vida).
  • 233 remoções. Média de 78 remoções/ano. Média de 6,5 remoções/mês. Antes do Bike Vida essa média era de 23 remoções/mês (de acordo com fonte do próprio SAMU).
  • Tempo de resposta da chamada de emergência e a chegada do socorrista no local de atendimento foram de 4 minutos.

O Bike Vida foi lançado pela Unimed Ceará em 2017, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui