Defensoria Pública do RJ terá atendimento online para facilitar acesso ao órgão

Será disponibilizado um aplicativo para facilitar assistência jurídica, gratuita e integral

Defensoria Pública do RJ terá atendimento online para facilitar acesso ao órgão

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lança na quarta-feira (14) o aplicativo Defensoria RJ, uma plataforma de atendimento online que irá permitir às pessoas que buscam justiça gratuita ou que já são assistidas pela instituição possam ter acesso direto ao órgão.

“Agora, com o aplicativo, será possível manter um modelo híbrido, em que apenas em casos especiais e com agendamento prévio será necessário que o usuário dos nossos serviços se desloque a um de nossos endereços”, disse o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, destacando que o atendimento remoto, exigido pela pandemia do novo coronavírus, será uma ferramenta fundamental para facilitar o acesso de todos à assistência jurídica gratuita e integral.

Por meio do aplicativo, poderão ser realizados agendamentos, atendimentos remotos e presenciais, encaminhamento de documentações, consulta e informação sobre processos, entre outros.

Cadastramento

A partir da baixa do APP no celular, o cidadão deve realizar um cadastro contendo nome, CPF, e-mail, endereço e inserir uma senha de acesso. Em seguida, deverá anexar foto e um documento de identificação, como a carteira de identidade ou CNH. As informações de quem já tiver sido atendido pela Defensoria serão preenchidas automaticamente pelo banco de dados do órgão.

Atendimento

Para dar início ao atendimento, o cidadão será direcionado para três opções que mais se encaixam de acordo com o perfil da demanda apresentada. Se nenhuma for a área procurada, poderá escolher dizer se prefere seguir com atendimento remoto ou presencial.

A validação de documentos e as respostas estarão na responsabilidade de defensores e servidores que terão, através do Sistema Verde, integrado com o aplicativo, acesso total aos casos reportados.

O novo serviço irá agregar o aplicativo ao telefone da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), que atende pelo número 129, facilitando, dessa forma, o contato dos cidadãos com o órgão. A Defensoria acredita que o mecanismo facilitará o acompanhamento e a resposta das demandas encaminhadas.

Presencial

Segundo a assessoria de imprensa o órgão, somente atendimentos urgentes serão feitos ainda presencialmente.

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