VOU TE CONTAR… PROFISSIONALMENTE, NÃO ME PROCURE SE…

VOU TE CONTAR… PROFISSIONALMENTE, NÃO ME PROCURE SE…

Estava esses dias refletindo sobre o meu fazer profissional, como gestora de uma excelente equipe numa Instituição que amo, como mentora nos diversos projetos que atuo (ou desejo atuar), seja como professora, e, por fim, como advogada.

Essa reflexão nasceu após eu ler um artigo na web sobre a “síndrome do impostor”. O artigo trazia a seguinte frase que me chamou atenção:

‘Será que sou uma fraude?’ Conheça a síndrome do impostor

Li o artigo e percebi que, na verdade, não é que eu seja ou não uma impostora, mas, realmente, eu não sou e nem serei a melhor profissional na minha área de atuação!

Isso foi libertador!

Significa que eu vou me esforçar o bastante, dar o meu melhor, que vou estudar – aprender, desaprender, reaprender – me capacitar, me atualizar e… só!

Saber que estou no caminho certo, mas que tenho limitações que vão me impedir de ser muito boa em algo, mas que também tenho qualidades e habilidades que podem me ajudar a executar o meu trabalho, minhas tarefas, e meu propósito de uma forma muito boa, me fazem sentir que sou uma pessoa de verdade e que estou no caminho certo!

Sabe quando a grama do vizinho é mais verde?!

Essa reflexão foi um gatilho cheio de positividade.

Não tenho que ter muitos clientes ou curtidas, ou seguidores – termo usualmente associado para qualificar se você é muito bom e “sabe ganhar dinheiro”.

Na verdade, fiquei pensando em algo que eu deveria “contar” aos meus clientes, alunos, parceiros ou aqueles que poderão vir a ser – como se fosse um pré-contrato – e dizer:

“Não me procure, se você quer encontrar em mim:

A mais qualificada;
A mais capacitada;
A que sabe tudo e que não comete erros;
A que vai garantir para você que a sua “causa é ganha”;
A que sempre dá um jeitinho;
A que vai baixar o valor dos honorários, só para pegar a causa de um outro colega que cobrou seu preço mais caro;
A que vai estar sempre à disposição em todos os horários e todos os dias que você quiser;
A que vai colocar o trabalho ou os estudos à frente da família…

Mas, pode me procurar, se você quiser uma profissional:

Que vai se esforçar para desempenhar o trabalho da melhor forma, com esmero e dedicação;
Que é honesta;
Que defende ser o diálogo o melhor caminho, e não a beligerância (judicialização);
Que cobra honorários justos;
Que vai se esforçar para sempre estar se qualificando, estudando e se atualizando para que o serviço seja entregue com a técnica e as habilidades necessárias à efetivação do propósito contratado.”

Assim, penso que não me distancio de você – um ser humano cheio de falhas, mas que tem gana de dar o seu melhor – e, acolhendo essa realidade, garanto que estarei com você na realização do que o fez me procurar.

É isso!

Me conte o que você pensa sobre o que falamos aqui.

Um abraço,

Marlea Nobre

Advogada, professora, mestre em Direito, Gerente Jurídica do SESC e do SENAC/CE, articuladora do Escritório Hugo Leão Advocacia e uma profissional que gosta de pensar e fazer o Direito “fora da caixinha” e de um bom papo!

6 COMENTÁRIOS

  1. Excelente reflexão e argumentos.
    Na verdade os conceitos de “a mais capacitada”, “a melhor profissional” nunca vai existir, sempre haverá alguém melhor e melhor e melhor, em uma cadeia infinita em que não se chega ao topo.
    Nada obsta, contudo, que a perseverança em ser uma excelente profissional, em uma busca ininterrupta de expandir seu conhecimento, lhe coloque no campo de escolha dos pretensos clientes e lhe qualifique como uma profissional dedicada e extremamente qualificada.

  2. Orgulho dessa grande profissional que você é Dra. Marlea.
    Parabéns pelo sucesso. Tudo fruto de todo seus esforços para ser a profissional brilhante que és.

    • Muito obrigada! Foi escrito num momento de catarse, ante a vários questionamentos que nos fazemos durante nossa jornada de vida não é?!

  3. Ser inteligente, guerreira, iluminada, é tudo de bom. Além desses predicados , ainda é linda, aí é demaisssssss!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui