Funcionários da Volkswagen aprovam estabilidade e plano de demissão voluntária

A montadora prevê pagamento de até 20 salários para quem aderir ao PDV; proposta original era demitir 35% dos trabalhadores

Funcionários da Volkswagen aprovam estabilidade e plano de demissão voluntária
Foto: Divulgação

Os funcionários da Volkswagen de São Carlos (SP) aprovaram a proposta apresentada pela montadora junto aos sindicatos das cidades onde a empresa possui fábricas, alterando os pontos do acordo coletivo.

A proposta original da empresa era demitir 35% dos trabalhadores. Além de São Carlos, o acordo já foi aprovado em São Bernardo do Campo, Taubaté e em São José dos Pinhais.

Na cidade de São Carlos, cerca de 850 colaboradores participaram da assembleia. A proposta teve aprovação de 99% dos trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos local, a unidade conta com 920 trabalhadores.

Condições

Os principais pontos da proposta da empresa em todas as fábricas foram a estabilidade do emprego por 5 anos para os trabalhadores; abertura de um PDV com pagamento de até 20 salários para quem optasse pela adesão; fixação no valor da participação nos lucros em R$ 12,8 mil para o exercício de 2020; correção no valor da participação nos lucros de acordo com o INPC até 2024; possibilidade de utilização do layoff até o limite de 10 meses; teto salarial reduzido em 17,05% para horistas admitidos a partir de 2021; prorrogação por 5 anos das demais cláusulas trabalhistas do acordo coletivo que não foram tratadas nesta negociação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui