Sistema FIEC fecha acordo de cooperação técnica com Ministério da Economia para monitoramento e redução do Custo Brasil

Sistema FIEC fecha acordo de cooperação técnica com Ministério da Economia para monitoramento e redução do Custo Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, assinou, na tarde desta terça-feira (15/9), em Brasília, um acordo de cooperação técnica entre o Observatório da Indústria da FIEC e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC-ME). O objetivo é o desenvolvimento de um projeto conjunto para monitoramento e redução do Custo Brasil, por meio da análise e da priorização de ações que visem a recuperação da economia.

“Isso significa que vamos construir uma base de dados com informações para todo o País. É um momento muito importante, que demonstra a capacidade do nosso Observatório da Indústria. Já estamos começando a trabalhar a partir de amanhã”, afirmou o presidente Ricardo Cavalcante, entusiasmado.

“É uma grande contribuição que a FIEC está dando para todo o Brasil e dando o exemplo para outras federações”, disse Sampaio Filho, diretor de inovação da FIEC e líder do Observatório da Indústria.

O acordo possibilitará que o Observatório da Indústria da FIEC disponibilize, ao Governo Federal, infraestrutura tecnológica integrada com uma plataforma virtual para acesso de informações e indicadores, de forma dinâmica e didática, subsidiando a tomada de decisões. Assim, o Ministério da Economia espera conseguir mapear e identificar áreas críticas para o ambiente de negócios e a competitividade; além de identificar, com base em experiências internacionais, possibilidades e ferramentas de estímulo aos setores mais afetados.

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento nacional, que demonstra a robustez do trabalho do Observatório ds Indústria, construído ao longo dos últimos anos. Recebemos três visitas do Ministério da Economia ao longo deste período e fomos galgando espaço para este projeto conjunto. As informações produzidas pelos nossos pesquisadores serão utilizadas por uma instituição que, de fato, está interessada em alavancar a indústria e o desenvolvimento econômico”, explicou Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria.

Sobre o Observatório da Indústria

O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado tornando-o referência na geração, uso e disseminação de informações. Para tanto, apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui