Presidente do Banco do Brasil renuncia o cargo

Atualmente, o BB ocupa posição de destaque no sistema financeiro nacional, sendo o terceiro maior banco da América Latina.

Presidente do Banco do Brasil renuncia o cargo

O presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novais, entregou na tarde desta sexta-feira (24) pedido de demissão ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da economia, Paulo Guedes. O fato foi divulgado pela instituição em “Comunicado de fato Relevante”.

Presidente do Banco do Brasil pede demissão

Novais, em outras oportunidades, havia expressado a necessidade de privatização do banco em virtude da sua dificuldade de competir no mercado.

O executivo Hélio Magalhães, ex-CEO do Citibank, atual presidente do Conselho de Administração, é um dos nomes cotados para a substituição.

Motivo

A possível inclusão do agora ex-presidente do BB no inquérito das FakeNews, pelo Ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode ter sido o motivo que levou ao pedido da demissão. Em apuração, o Tribunal de Contas da União (TCU) apurou que a instituição realizou investimento de mídia em páginas investigadas por propagaram notícias falsas.

O fato ainda não é possível ser concretamente apurado pois o inquérito tramita na corte em caráter de sigilo.

BB

O Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil em 51% das ações.
Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é “Ser um banco de mercado, competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade”. O primeiro Banco do Brasil, fundado em 1808, também foi o primeiro banco da história de Portugal e do Império Português, ele faliu depois que a Família Real confiscou os fundos e voltou para Portugal, foi liquidado em 1829. O Segundo Banco do Brasil (atual) foi fundado pelo Barão de Mauá, em 1851.
O Banco do Brasil possui 5.429 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais de 109.191 funcionários, além de 4066 estagiários, contratados temporários e adolescentes trabalhadores.
 
Em 2 de Janeiro de 2019, Rubem de Freita Novaes foi nomeado presidente do Banco do Brasil em substituição a Marcelo Labuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui