Facebook, PayPal e Google investem em startup na Indonésia aumentar os pagamentos digitais

Em abril, o Facebook depois investiu US$ 5,7 bilhões no Reliance Jio da Índia para permitir que as pessoas se conectassem com pequenas empresas. Agora, a gigante social está dobrando seu investimento na Ásia.

Na terça-feira (2), a startup de tecnologia de delivery de comida da Indonésia, Gojek, anunciou que o Facebook, o PayPal e o Google fizeram investimentos não revelados na empresa. Em comunicado ao mercado, o Facebook disse em um post no seu blog oficial que aportou recurso na startup e que o investimento apoiará o objetivo compartilhado do Facebook e da Gojek de capacitar negócios e impulsionar a inclusão financeira em todo o arquipélago. O Facebook não divulgou o valor de sua própria parcela de investimento em Gojek.

A Gojek disse em um anúncio em seu site que os investimentos das duas gigantes da tecnologia e de outros investidores ajudarão a empresa a acelerar seus pagamentos e serviços financeiros na região.

Gojek

Fundada em 2010 por Kevin Aluwi, Michaelangelo Moran e Nadiem Makarim, a Gojek é um aplicativo de múltiplos serviço para encomendar comida, transporte, pagamentos digitais, compras, entrega hiperlocal, recebendo massagem e duas dezenas de serviços. É o primeiro e mais rápido crescimento da Indonésia que constrói um império sob demanda no Sudeste Asiático.

O aplicativo Gojek foi lançado em 2015 na Indonésia e agora é o maior grupo de tecnologia transacional para consumidores baseado em GTV no sudeste da Ásia.

Desde o lançamento do aplicativo, a Gojek ajudou a trazer centenas de milhares de comerciantes para sua plataforma, dando a eles acesso a mais de 170 milhões de pessoas no sudeste da Ásia. Seu negócio de pagamentos processa bilhões de transações a cada ano e possui a maior carteira eletrônica da Indonésia.

“Esse investimento apoiará o objetivo compartilhado do Facebook e Gojek de capacitar negócios e impulsionar a inclusão financeira em todo o arquipélago”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, na publicação do blog. O investimento do Facebook na Gojek ressalta seu compromisso de atender às pequenas empresas e ajudar a trazer elas e seus clientes para a economia digital.

Aportes recentes no Facebook também indicam esforço para criar um negócio de comércio e pagamentos em torno do WhatsApp, além de permitir que as empresas usem o serviço de mensagens para interagir com os clientes.
Desde o lançamento do aplicativo em 2015, a Gojek digitalizou centenas de milhares de comerciantes em sua plataforma, fornecendo acesso a mais de 170 milhões de usuários no sudeste da Ásia.

Seu negócio de pagamentos processa bilhões de transações a cada ano e possui a maior carteira eletrônica da Indonésia. Grande parte disso é impulsionada pelo GoFood, o maior serviço de entrega de alimentos da Indonésia, além da expansão do GoPay em outros setores, dentro e fora do ecossistema Gojek.

“É uma grande validação que as empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo reconhecem o impacto positivo que a Gojek está causando na Indonésia e em todo o Sudeste Asiático. Ao trabalharmos juntos, temos a oportunidade de alcançar algo verdadeiramente único, pois pretendemos ajudar mais empresas a digitalizar e garantir que muitos milhões de consumidores a mais desfrutem dos benefícios que a economia digital pode trazer”, comentando o financiamento, Andre Soelistyo, Co-CEO da Gojek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui