Astronautas da NASA são lançados em voo de teste histórico do SpaceX Crew Dragon

Pela primeira vez na história, os astronautas da NASA lançaram-se do solo americano em uma espaçonave tripulada americana construída e operada comercialmente a caminho da Estação Espacial Internacional. A sonda SpaceX Crew Dragon transportando os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley decolou às 15h22min, do Space Center da NASA, na Flórida.

“Hoje começa uma nova era no voo espacial humano, uma vez que lançamos mais uma vez astronautas americanos a partir de solo americano, a caminho da Estação Espacial Internacional, nosso laboratório nacional que orbita a Terra”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine. “Agradeço e parabenizo Bob Behnken, Doug Hurley e as equipes da SpaceX e da NASA por essa conquista significativa para os Estados Unidos. O lançamento deste sistema espacial comercial projetado para seres humanos é uma demonstração fenomenal da excelência americana e é um passo importante em nosso caminho para expandir a exploração humana para a Lua e Marte. ”

Conhecida como a SpaceX Demo-2 da NASA, a missão é um voo de teste de ponta a ponta para validar o sistema de transporte da tripulação da SpaceX, incluindo operações de lançamento, em órbita, ancoragem e pouso. Este é o segundo teste espacial da SpaceX e seu primeiro teste com astronautas a bordo, que abrirá o caminho para sua certificação para voos regulares da tripulação para a estação como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

“Este é um sonho tornado realidade para mim e para todos da SpaceX”, disse Elon Musk, engenheiro-chefe da SpaceX. “É o culminar de uma quantidade incrível de trabalho da equipe da SpaceX, da NASA e de vários outros parceiros no processo de fazer isso acontecer. Você pode ver isso como o resultado de cem mil pessoas aproximadamente quando você soma todos os fornecedores e todos que trabalham incrivelmente para fazer com que esse dia aconteça ”.

O programa demonstra o compromisso da NASA em investir em empresas comerciais por meio de parcerias público-privadas e se baseia no sucesso de empresas americanas, incluindo a SpaceX, que já entregam carga para a estação espacial.

Trump

O presidente Donald Trump, à direita, o vice-presidente Mike Pence e a segunda-dama Karen Pence assistiram ao lançamento do foguete SpaceX Falcon 9 na varanda do Operations Support Building II, no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida.

Desafios

“É difícil expressar em palavras o quanto estou orgulhoso das pessoas que nos trouxeram aqui hoje”, disse Kathy Lueders, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

“Quando penso em todos os desafios superados, de projeto e testes, revisões de papel, trabalho em casa durante uma pandemia e equilíbrio das demandas da família com esta missão crítica, fico simplesmente espantado com o que as equipes da NASA e da SpaceX realizaram juntas . Isto é apenas o começo; Estarei assistindo com grande expectativa enquanto Bob e Doug se preparam para atracar na estação espacial amanhã e em todas as fases desta missão histórica”, completou Lueders.

Sala de controle

A SpaceX controlou o lançamento do foguete Falcon 9 da Sala de tiro 4 do Centro de Controle de Lançamento de Kennedy, a antiga sala de controle de ônibus espaciais, que a SpaceX alugou como seu principal centro de controle de lançamento. Quando o Crew Dragon subiu ao espaço, a SpaceX comandou a espaçonave de seu centro de controle de missões em Hawthorne, Califórnia. As equipes da NASA estão monitorando as operações das estações espaciais durante todo o vôo do Mission Control Center no Johnson Space Center da agência em Houston.

Atracamento

A sonda SpaceX Crew Dragon está programada para atracar na estação espacial às 10h29min da manhã de domingo, 31 de maio. A NASA Television e o site da agência estão fornecendo cobertura ao vivo em andamento da viagem do Crew Dragon ao laboratório em órbita. Behnken e Hurley trabalharão com o controle de missão da SpaceX para verificar se a espaçonave está funcionando como pretendido, testando o sistema de controle ambiental, os monitores e o sistema de controle, e manobrando os propulsores, entre outras coisas.

A primeira manobra de ancoragem começou no sábado, 30 de maio, às 16h09min, e a espaçonave começará a se aproximar da estação por volta das 8h27min da manhã de domingo, 31 de maio.

A tripulação Dragon foi projetada para atracar autonomamente, mas as tripulações a bordo a espaçonave e a estação espacial monitorarão diligentemente o desempenho da espaçonave à medida que ela se aproxima e acopla à porta dianteira do módulo Harmony da estação.

Depois de atracar com sucesso, a tripulação será recebida a bordo da Estação Espacial Internacional, onde se tornarão membros da tripulação da Expedição 63, que atualmente inclui o astronauta da NASA Chris Cassidy.

Cobertura

A NASA continuará a cobertura ao vivo através da abertura da escotilha e da cerimônia de boas-vindas da tripulação. A equipe executará testes no Crew Dragon, além de realizar pesquisas e outras tarefas com a equipe da estação espacial.

Três astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional participarão de uma entrevista coletiva ao vivo da equipe de televisão da NASA a partir de órbita na segunda-feira, 1 de junho, a partir das 11h15min da manhã na TV da NASA e no site da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui