Desenvolvimento profissional com atuação “home office”

Desenvolvimento profissional com atuação “home office”

Pode ser difícil pensar em desenvolvimento profissional ou promoção de carreira quando você está trabalhando em “Home Office” devido a uma pandemia global.

E mesmo que seja compreensível que você queira se concentrar em objetivos de curto prazo, não há mal nenhum em pensar mais adiante e tentar descobrir qual poderia ser o seu próximo passo na carreira.

Os maiores desafios em trabalhar remotamente são obviamente o tempo de contato reduzido com os superiores e talvez até menos visibilidade sobre o seu trabalho, mas saiba que nem tudo está perdido.

Feedback

“Enquanto não existe mais o bate-papo no cafezinho e os sinais da linguagem corporal que geralmente podem ajudá-lo a ficar perto do chefe estão ausentes, é essencial que os profissionais se concentrem nos feedbacks regulares aos grupos de trabalho e gestores para descobrirem como estão indo ”, disse Jonny Burch, fundador do Progression, um serviço que ajuda profissionais a crescerem no trabalho.

Além disso, Burch diz que o trabalho “home office”, que não tem um contato pessoal e uma visão tangível clara, como administrador, é muito mais “fácil” de ver o rendimento dos profissionais pelos números da sua produtividade.

“Se seu trabalho, ou estilo natural, envolve comunicação menos visível de decisões ou trabalho, pode ser que seu trabalho não seja percebido tanto por seus gestores, enquanto outros que se comunicam por feedback, frequentemente, podem experimentar o efeito oposto”, observa ele.

Dadas as circunstâncias atuais, Burch tem o seguinte conselho para os funcionários que pensam em seus próximos passos na carreira:

“Não entre em pânico e foque no que deseja do seu trabalho ou carreira. Tome decisões rápidas nas suas ações de trabalho. Seus objetivos e o que espera de seu papel é tão importante quanto antes, mesmo durante uma pandemia”

“Aproveite a oportunidade para descobrir se trabalhar remotamente é ideal para você”, completou Burch.

Com a ansiedade do momento, consultores orientam não colocar conversas sobre promoção na carreira em pauta, porque está tudo louco agora e não é momento.

O trabalho dos gestores não mudou; eles continuam observando o desenvolvimento dos colaboradores através de indicativos, é importante sempre lembrar disso.

Se você normalmente é alguém que se relaciona muito com outras pessoas, procure novas maneiras de ter o mesmo impacto remotamente através de redes sociais corporativas, como o LinkedIn, ou videoconferência. Que idéias culturais ou focadas em equipe você pode implementar? Você se antecipa com feedback ou espera ser questionado? “Nunca desperdice uma boa crise”, disse Winston Churchill uma vez.

Liderança

Para os gestores, Burch também compartilhou suas principais dicas para gerentes e líderes de equipe:

Dobre suas expectativas claras à sua equipe, que elas podem absorver e trabalhar sem a sua presença. Seu “sexto sentido” de gestor de habilidades agora é muito menos poderoso a quilômetros de distância, portanto, é essencial documentar suas expectativas e o que as pessoas precisam fazer agora mais do que nunca.

Não se atreva a colocar conversas sobre carreira no gelo, mesmo que você tenha que demitir outras pessoas.

Os tempos podem ser difíceis no momento, mas é importante não perder de vista as oportunidades que temos pela frente. Então, comece a pensar sobre o que deseja na superação da sua atividade de gestor e o que precisa fazer para obtê-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui