Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Gigantes do Brasil: Os homens que construíram a base industrial brasileira

Os homens que construíram a base industrial brasileira
Foto: Divulgação

Gigantes do Brasil” é uma minissérie que conta a história dos principais empreendedores que revolucionaram a indústria brasileira: Francesco Matarazzo, Percival Farquhar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. Esses quatro personagens ajudaram a revolucionar e a construir a história do país, transformando o Brasil de uma nação predominantemente rural em uma potência econômica e industrializada.

Assista abaixo:

EP 1: Francesco Matarazzo

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Conta a história do pioneiro da indústria brasileira. O jovem Francesco Matarazzo perde tudo ao chegar ao país, em 1881, quando suas mercadorias afundaram no mar. Sem dinheiro algum, ele começou a trabalhar como mascate para manter a família, até que teve a ideia de produzir banha de porco enlatada e posteriormente abriu seu próprio armazém e para evitar as importações, produzia tudo o que podia, iniciando assim o que futuramente seria o verdadeiro império Matarazzo.

EP 2: Percival Farquhar

Embora Matarazzo seja reconhecido como um dos precursores da indústria brasileira, a escassez de infraestrutura adequada no país, naquele tempo, restringia a plena expansão do seu potencial industrial. Naquela conjuntura, o Brasil enfrentava condições bastante desfavoráveis, o que destacou a contribuição significativa de Percival Farquhar no desenvolvimento de infraestrutura crítica. Ele desempenhou um papel central na implementação da estrada de ferro Pan-Americana e na instauração de um sistema de energia elétrica no Rio de Janeiro, facilitando assim a afluência de investimentos estrangeiros no país. Essa conjuntura criou o cenário ideal para que um capitalista norte-americano audacioso e visionário pudesse implementar seu projeto ambicioso de contribuir para a construção de uma nação mais progressista.

EP 3: Giuseppe Martinelli

O imigrante italiano chegou ao Brasil em 1888 em condições muito precárias, mas durante a Primeira Guerra Mundial, encontrou no país uma oportunidade de crescimento. Sua vida foi marcada por negócios extremamente ousados e de alto risco. Martinelli conseguiu construir uma grande fortuna e mudar para sempre o horizonte da cidade de São Paulo. O Edifício Martinelli se tornaria seu próprio ícone de sucesso, assim como a mansão Matarazzo foi para o seu conterrâneo.

EP 4: Guilherme Guinle

Na década de 1920, o Brasil já dava sinais de crescimento graças a homens visionários como Matarazzo, Martinelli e Farquhar, que buscavam desenvolver o país. Entre eles, estava o jovem empresário Guilherme Guinle, que se destacava por seu grande interesse em impulsionar o crescimento do país. A Família Guinle tinha a concessão da Companhia Docas de Santos, que foi concedida pela Princesa Isabel, em 1888. Esse negócio rendeu à família Guinle uma enorme fortuna. Durante o período do Estado Novo, Guilherme Guinle ocupou cargos no Governo Federal e era contra a participação de capital estrangeiro no país, pois a presença de empresas estrangeiras trazia concorrência e, muitas vezes, acabava por desvalorizar a riqueza interna do Brasil.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado