Inflação sobe em Portugal mas é a terceira mais baixa da UE

As taxas anuais mais altas observadas foram na Hungria (4,7%), Roménia (3,9%), República Checa e Polónia (ambas com 3,8%).

(Foto Reuters)
A taxa de inflação na zona euro fixou-se nos 1,4% em janeiro, face a 1,3% em dezembro, enquanto em Portugal subiu de 0,4% para 0,8%, a terceira mais baixa da UE, segundo o Eurostat. Os dados divulgados nesta sexta-feira (21), pelo departamento de estatísticas da União Europeia (UE), que confirmam a estimativa divulgada em 31 de janeiro, revelam que a taxa de inflação subiu de 1,6% em dezembro último para 1,7% em janeiro.
 
Na comparação com janeiro de 2019, a taxa da inflação em toda zona euro mantém-se no mesmo patamar que era igualmente de 1,4% um ano antes. Em Portugal oscilou de 0,6% para 0,8%).
 
Depois de ter registado nos últimos dois meses de 2019 a taxa de inflação mais baixa da zona euro, Portugal teve no primeiro mês deste ano a terceira mais baixa da União, acima da Itália (0,4%) e Chipre (0,7%).
 
De acordo com o relatório do departamento de estatísticas (DEUE), entre os principais componentes da inflação na zona euro, os setores com maiores altas foram os de serviços (0,68 pontos percentuais), seguido da alimentação, álcool e tabaco (mais 0,40 pontos) e da energia (0,19).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui