A IA como aliada na criação de empregos

Imagem divulgação

Com o frisson da alta tecnologia e o dinamismo da economia, o mercado viu nascer a necessidade de não só criar, aperfeiçoar e implantar a inteligência artificial, mas de trabalhar lado a lado com todas as novidades que permeiam esse mundo.

A palestrante Rhoda Scharf, em recente entrevista para a Revista Forbes, cita que “os computadores não estão aqui para tirar empregos, mas para nos dar uma promoção”.  A autora do livro “Alexa Is Stealing Your Job: The Impact of Artificial Intelligence on Your Future”, afirma ainda que a revolução dos computadores também precisa de humanos para trabalhar ao lado da tecnologia. Esses novos postos são chamados de treinadores, explicadores e sustentadores.

Os treinadores ensinam as máquinas o que elas precisam fazer. Assim como uma criança, os computadores precisam receber os conhecimentos básicos para depois continuarem aprendendo sozinhos.

Os explicadores são especialistas que explicam o comportamento dos computadores para outras pessoas. Precisamos dos explicadores para que eles possam dizer porque uma máquina agiu de tal maneira. Assim, são necessários para conseguir compreender  o funcionamento das máquinas.

Os sustentadores garantem que essa tecnologia continue funcionando corretamente, com segurança e responsabilidade. Garantem ainda que os sistemas de IA (inteligência artificial) respeitem os padrões éticos e que os robôs não prejudiquem os humanos.

Muitos trabalhos não podem ser substituídos pela IA. Desta forma, é preciso pensar, evoluir, interpretar e relacionar para que as máquinas sejam aliadas no bom funcionamento dessa enorme engrenagem.

Os profissionais atualizados com o dinamismo da tecnologia devem buscar maximizar suas carreiras por meio do uso da IA, não só fazendo uso de tudo que está disponível para aprimorar seu desempenho, mas desenvolvendo sua capacidade de solucionar problemas, o pensamento crítico, a criatividade, a inteligência emocional, o julgamento, a tomada de decisão e a flexibilidade cognitiva. Um profissional que alia suas qualidades aos recursos tecnológicos agrega valor à sua organização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui