Stakeholder é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

Uma parte interessada é qualquer pessoa interessada na sua organização e liderança. Com muita freqüência, os líderes tomam decisões sem considerar todas as partes interessadas. O setor com fins lucrativos concentra-se demais nos investidores. As organizações sem fins lucrativos se concentram demais em seus clientes. Os políticos costumam se concentrar em seus próprios eleitores, excluindo outros. Como líder em sua organização, você deve se familiarizar mais com o termo “partes interessadas”, porque é a quem você deve servir – todas as partes interessadas.

Quem são as partes interessadas?

A liderança servidora requer um foco em todas as partes interessadas.

Quem são todos os seus stakeholders?

Identifique seus stakeholders de dois ângulos: os investidos em sua organização e os impactados por sua organização.

Partes interessadas investidas em sua organização

Os seguintes grupos de partes interessadas investem algo em sua organização. Sua participação é determinada pelo sacrifício e pela contribuição para o sucesso ou fracasso da organização.

Investidores: Acionistas, proprietários e investidores públicos investem dinheiro. Esses indivíduos também podem investir tempo e conhecimento em seu trabalho.

Funcionários: os colaboradores, remunerados ou voluntários, investem tempo e energia em sua missão. Os melhores desses indivíduos também investem muita paixão.

Parceiros: Fornecedores, joint ventures e partes contratadas também investem algo em sua organização. Sejam componentes de seus produtos ou serviços que o ajudem a ter sucesso, os parceiros também têm interesse na organização.

Stakeholders afetados por sua organização

Outros grupos de partes interessadas são impactados por sua organização. Embora esses indivíduos não possam investir diretamente na missão, eles são impactados por suas ações e resultados.

Comunidade: sua comunidade física é impactada pelo uso da terra e pelas pessoas que compõem sua organização. A comunidade lógica também é impactada pela associação – isso inclui membros de seu campo e setor.

Causa social: seja uma instituição de caridade ou um investimento no meio ambiente, como você afeta as causas sociais também cria grupos de partes interessadas.

Famílias de funcionários: as famílias de seus funcionários são afetadas por sua organização. Esses impactos incluem o tempo que eles abandonam os entes queridos, o comportamento dos funcionários quando retornam para casa e, é claro, o salário e os benefícios.

Círculos de Partes Interessadas

Ao tomar decisões, considere todas essas partes interessadas. A verdadeira Liderança Servidora requer essa ampla perspectiva. Em vez de falar sobre seus clientes, clientes ou constituintes, use o termo “Stakeholder” para lembrar a si e aos outros de sua total responsabilidade. Abaixo estão quatro círculos de partes interessadas para ajudá-lo a visualizar essa abordagem. Sinta-se livre para fazer o download e compartilhá-los.

Partes Interessadas de Negócios

As partes interessadas nos negócios incluem: investidores, governo, clientes, comunidade, funcionários, famílias e parceiros de funcionários.

Partes interessadas sem fins lucrativos

As partes interessadas sem fins lucrativos incluem: Doadores, governo, clientes, comunidade, funcionários, famílias de empregados, voluntários, famílias de voluntários e parceiros.

Interessados da Igreja

As partes interessadas da igreja incluem: a igreja, congregação, famílias congregantes, comunidade, equipe, famílias de funcionários, voluntários, famílias de voluntários, ministérios e beneficiários de programas de extensão.

Interesses políticos

As partes interessadas políticas incluem: doadores, governo, constituintes, comunidade, funcionários, famílias de empregados, empresas e organizações sem fins lucrativos.

(Modern Servant Leader)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui