A Uber concordou em vender seu negócio de entrega de comida na Índia para a Zomato, uma concorrente local, em troca de 9,99% da empresa indiana.

A decisão da empresa foi divulgada ontem (20) e baseada no alto custo do serviço no país com pouco retorno financeiro.

Todos os drivers de entrega do serviço, conhecidos como Uber Eats, e informações básicas sobre os clientes, incluindo seus números de telefone e histórico de pedidos, serão transferidos para a Zomato. Além disso, o aplicativo da Uber encaminhará os usuários indianos para a Zomato por seis meses antes do término oficial quando clicarem no botão “Obter entrega de comida”.

Conforme publicado pelo The New York Times, a empresa enfrentou pressão crescente dos investidores para obter lucro, e gastou grande parte do ano passado cortando custos e demitindo funcionários após uma oferta pública inicial decepcionante. Embora seu serviço de entrega de alimentos tenha crescido rapidamente, a empresa enfrenta uma concorrência agressiva em todo o mundo, e é forçada a gastar pesadamente em subsídios e ofertas promocionais para conquistar novos usuários.

A Uber continuará operando seus negócios de carona no país, onde compete com uma rival local. Os dois líderes locais de entrega de comida na Índia, Zomato e Swiggy, já estavam bem estabelecidos e juntos controlavam cerca de 80% do mercado de entrega de comida. A Zomato disse que o acordo adicionará os 10 milhões de pedidos mensais de alimentos do Uber aos seus 40 milhões, dando uma ligeira vantagem sobre a Swiggy. Em particular, a aquisição reforçará a posição da Zomato no sul da Índia, onde a Swiggy tem mais força.

ZOMATO

A a empresa iniciou suas operações em 2008 como um guia online que digitalizou menus de restaurantes. Posteriormente, adicionou comentários e recursos de reserva e, mais recentemente, entrega de alimentos, que agora é o núcleo de seus negócios. Seus investidores incluem a Ant Financial, que adicionou US$ 150 milhões aos cofres da Zomato em uma rodada de angariação de fundos este mês.

Para aumentar a receita, em 2017, iniciou um programa de fidelidade chamado Zomato Gold, que oferecia aos clientes ofertas de compra e venda, gratuitamente, em milhares de restaurantes. O programa, que era muito popular, foi inicialmente limitado a refeições pessoalmente, mas depois estendido à entrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui