BANCO CHINÊS XCMG INICIA OPERAÇÃO NO BRASIL

O grupo XCMG, um dos maiores fabricantes de maquinário pesado da China, anunciou a abertura de um banco no Brasil para financiar fabricantes de máquinas e outras empresas do setor.

“O banco pretende ajudar muito a infraestrutura brasileira, oferecendo máquinas melhores a juros baixos”, disse o presidente da instituição, Wang Min, em entrevista à Folha de S.Paulo na última segunda-feira (6).

Capital estrangeiro

Trata-se do primeiro banco do setor industrial chinês no mundo e a primeira instituição do segmento bancário com capital 100% estrangeiro a receber aprovação direta do Banco Central do Brasil. Sua autorização para operação foi concedida em outubro de 2019.

Foco da operação

O objetivo da instituição é apoiar negócios da XCMG no país, além de estender seus serviços financeiros a empresas chinesas do segmento industrial em toda na América Latina, fomentando a expansão de toda rede de distribuição da XCMG.

“O banco XCMG servirá como uma plataforma para apoiar o desenvolvimento de indústrias chinesas na América do Sul, a fim de promover cooperação de investimentos bilaterais, bem como o desenvolvimento econômico e comercial”, afirmou o CEO do Grupo XCMG, Wang Min.

Especula/se que a instituição pretenda competir diretamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas, para isso, não foram divulgadas as taxas que pretende aplicar nas operações de crédito.

Com a instalação do banco chinês, empresários brasileiros esperam que outros investimentos com capital estrangeiro possa acontecer para diminuir a concentração bancária no país, que é o grande dificultador para a queda das taxas de juros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui