CADE APROVA COMPRA DA NEXTEL PELA CLARO

A Superintendência Geral do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última segunda-feira (9) a compra da Nextel pela Claro.

O negócio avaliado em US$ 905 milhões foi anunciado em março de 2019. A aprovação ocorreu sem restrições.

Nas considerações, o Cade destaca que a Nextel é uma operadora “eminentemente regional”, tendo baixa participação de mercado quando comparada com as demais. Além disso, o órgão destaca que as concorrentes “têm capacidade de absorver uma eventual demanda desviada em virtude de qualquer tentativa de poder de mercado”.

Isso porque em julho de 2019 a Nextel tinha market share nacional de 1,53%, enquanto a Claro possuía 24,71%, sendo a segunda maior operadora em número de clientes. Com a compra da Nextel, a Claro continua no segundo lugar, perdendo para a Vivo, com 32,33% do mercado, além de se distanciar da TIM na disputa do 2° lugar, com 24%.

A superintendência também afirma que concorrentes como Vivo, TIM e Oi possuem condições de rivalizar por preços e qualidade em quaisquer mercados geográficos. O estudo do Cade demonstra inclusive ofertas de plano controle das quatro maiores operadoras, todas com valores e franquias de internet similares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui